Trending

 


Ar polar ingressa no RS e traz temperaturas negativas nos próximos dias

 Frio mais intenso é esperado nas madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

O inverno oficialmente ainda não chegou, mas os gaúchos já devem enfrentar uma segunda onda intensa de frio no Rio Grande do Sul. Isso porque uma massa de ar frio de origem polar deve ingressar em solo gaúcho neste sábado e, de acordo com a MetSul, trazer uma sequência de madrugadas gélidas e com formação de geada. Esse cenário deve durar até a metade da próxima semana. O frio mais intenso, com temperaturas negativas e próximas de zero é esperado nas madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira. 

Segundo a MetSul, a temperatura vai sofrer acentuado declínio neste sábado com as mínimas ocorrendo no final do dia e à noite. A sexta terminará com 3ºC a 5ºC na Campanha, 5ºC no Centro gaúcho, 7ºC a 8ºC na Grande Porto Alegre, 3ºC a 5ºC na Serra, 1ºC a 3ºC nos Aparados e 5ºC a 7ºC no Planalto Médio. A sensação térmica no final da sexta, entretanto, vai ser menor que a temperatura indicada pelos termômetros.

O frio não chega sozinho ao Estado nos próximos dias. Ele deve ser acompanhado pelo vento moderado e, por vezes, com rajadas – sobretudo nas regiões Sul e Leste. O cenário fará com que a sensação térmica seja ainda mais baixa do que indicará os termômetros. As rajadas devem ser de no máximo 80 km/h no Litoral Sul e, em média, de 60 km/h en Porto Alegre.

O frio intenso também foi alertado pela Defesa Civil, que estendeu a situação invernal para os demais estados da região Sul e Centro.

Em Porto Alegre, o nevoeiro durou por oito horas seguidas, segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno foi um dos mais prolongados do ano na Capital e Região Metropolitana. 

Temperaturas negativas em diversas cidades gaúchas

Se já esfria bastante na sexta-feira, frio muito mais intenso se espera nas madrugadas de sábado, domingo e da segunda. Grande número de municípios do Rio Grande do Sul vai registrar nos três dias mínimas ao redor de 0ºC ou negativas e diversas cidades devem ter suas menores temperaturas até agora no ano.

São previstas mínimas de 4ºC a 5ºC em Porto Alegre, 1ºC a 3ºC na área metropolitana, -2ºC a 0ºC na Campanha e fronteira do Uruguai, até -5ºC na Serra do Sudeste, 0ºC a 2ºC no Oeste e no Centro, -4ºC a -2ºC em baixadas do Noroeste com marcas ao redor de 0ºC na maioria das cidades, -1ºC a 1ºC no Planalto e na Serra com -4ºC a -2ºC em baixadas, e marcas negativas por todo os Aparados com até -6ºC ou -5ºC em baixadas de São José dos Ausentes.

Embora as mínimas se elevam a partir da terça-feira, as madrugadas de terça e quarta ainda serão muito frias, com geada em diversas cidades e chance ainda de marcas negativas no Estado. Porto Alegre pode ter 7ºC a 8ºC nos dois dias enquanto no interior a maioria das cidades vai anotar mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC nos dois dias. Haverá ainda muito nevoeiro no começo da semana que vem por conta de inversão térmica.

Fonte: MetSul Meteorologia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem