Trending

 


RS vai ter geada e temperaturas negativas nos próximos dias

Foto: Brigada Militar/Divulgação
O inverno começa oficialmente pelo critério astronômico às 21h14 do dia 21 de junho. Já para a climatologia, o trimestre de junho a agosto (JJA) é considerado o chamado inverno climático ou meteorológico para fins de estatística, uma vez que a data astronômica é móvel. Em 2022, um mês antes da data astronômica o inverno vai começar a se instalar no Brasil.

O mês de maio até o momento tem anomalias de temperatura mínima perto ou acima da média na maior parte do Sul do Brasil e máximas abaixo da média em quase toda a região. Depois de um abril que foi marcado por temperatura perto ou abaixo da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas que foi mais quente na maior parte do Paraná. Março foi mais quente que a média no Paraná e mais frio que o normal em grande parte dos estados gaúcho e catarinense.

O frio, contudo, não se limitaria à próxima semana. O modelo climático norte-americano CFS, disponível ao assinante para consulta em nossa seção de mapas, projeta que na semana seguinte, entre os dias 21 a 26 de maio, persistiria o padrão de temperatura mais baixa com o registro de noites frias e geada, especialmente no Sul do Brasil enquanto o Brasil Central teria maior aquecimento.

Na primeira quinzena de junho, conforme os dados, uma nova massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos estados do Sul, Centro-Oeste e da Região Sudeste, mais uma vez provocando geada em muitas cidades e registro de mínimas perto ou abaixo de zero em diversas localidades.

Fonte: MetSul

 https://metsul.com/inverno-chega-um-mes-antes-em-2022-com-fortes-ondas-de-frio/ .


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem