Trending

 


Monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB é instalado em São Luiz Gonzaga

 

Fotos: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga   

Uma grande operação foi realizada na última segunda-feira, 30 de maio, para a instalação do monumento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro.  

A obra (a qual pesa 3,4 toneladas e tem 2,90 metros de altura) foi retirada por um guindaste do atelier do escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, para ser instalada na Praça Cícero. O translado foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A Administração Municipal parabeniza a atuação da comissão voluntária responsável pela realização da homenagem à FEB e também agradece todos os envolvidos no translado e instalação da obra. 

A inauguração do monumento integra os eventos em celebração ao aniversário de São Luiz Gonzaga e ocorrerá no dia 3 de junho, às 10h30min. Além da participação de autoridades, familiares dos ex-combatentes e da comunidade, o evento contará com a presença do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-RS, capitão Elmo Diniz, o qual completou 100 anos em fevereiro. Também confirmou presença na solenidade, o veterano da FEB e 2º tenente José Negri, que completou 100 anos de idade em 2022.  


HOMENAGEM    

O monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB busca prestar uma justa homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, somando forças aos exércitos Aliados. A construção do monumento ocorreu graças a mobilização de voluntários – de diversas cidades – os quais doaram os recursos utilizados para a obra. A escultura foi confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, responsável pelo monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, a estátua de Sepé Tiaraju, entre outras obras populares.  

Além da atuação dos voluntários, a mobilização conta com o apoio da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC), 4º RCB e Vinícius Ribeiro. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem