![]() |
Divulgação |
A dengue merece a nossa atenção, da mesma forma que a transmissão do novo coronavírus. O caso clássico de dengue apresenta febre e, pelo menos, mais dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça ou no corpo, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele. Ou seja, sintomas bem parecidos com as demais arboviroses. O que varia, na maioria dos casos, é a intensidade de cada mal-estar.
Assim, quando surgirem os sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ser avaliado por um profissional de saúde para receber o diagnóstico correto.
Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. “São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização e o paciente corre perigo de óbito”, enfatiza o Enfº Rodrigo, Coordenador de Vigilância em Saúde do município.
Com o volume de água das chuvas nesses dias, é importante que a população fique atenta e evite o acúmulo de água parada nas residências, ajudando assim no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zyka, Chikungunya e Febre Amarela.
Grande parte dos focos estão dentro das residências e para evitar que o mosquito se prolifere, simples atitudes como virar para baixo garrafas, colocar telas nas janelas, deixar sempre com areia os pratos de plantas, manter calhas e vasilhas de animais de estimação sempre limpas, fazem a diferença no combate do mosquito Aedes aegypti.
Vale ressaltar que o descarte incorreto de lixo é uma das principais causas para o acumulo de larvas dos mosquitos, por isso, jogue seu lixo no local adequado e vamos juntos nessa luta!
LEMBRANDO QUE A RESPONSABILIDADE NESTA LUTA É DE TODOS OS CIDADÃOS!
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca