Notícia

Agroindústria de queijos é a primeira legalizada do município de Ubiretama

 

Foto: Emater/RS-Ascar
Um marco para o município e para a família Chejovisch foi celebrado nesta terça-feira (21/12), com a entrega do certificado de inclusão da Agroindústria DaCla no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf/RS) da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Isso significa que ela cumpriu os requisitos sanitários, tributários e ambientais para se tornar a primeira agroindústria legalizada de Ubiretama.

O certificado foi entregue ao casal proprietário Clarinda e Adelino Chejovisch, na presença do prefeito de Ubiretama, Rodrigo Daniel Bloch, do gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, do extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, da responsável técnica Ana Cristina Steffen e da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, que orientou o processo de formalização da agroindústria.

A agroindústria se cadastrou no Peaf-RS em 2020 e com a regulamentação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) buscou a legalização sanitária e também o atestado de não incidência ambiental. Com a inclusão no Programa adquiriu o direito de comercializar através do bloco do produtor e usar a marca Selo Sabor Gaúcho na comercialização de seus produtos derivados lácteos.

A produção do leite, que recebe pasteurização lenta, advém do rebanho próprio de 22 vacas. Os diversos tipos de queijo artesanal são produzidos em uma agroindústria que segue os padrões sanitários e de higiene, com fluxos e equipamentos adequados para produção e refrigeração.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.