Notícia

Votação da Consulta Popular 2021 é prorrogada até 15 de dezembro

A pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), foi ampliado o período para a população votar na Consulta Popular 2021. Previsto para se encerrar em 30 de novembro, o prazo agora termina em 15 de dezembro. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular. O processo de votação começou em 22 de novembro.

Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

Fonte: Governo do Estado

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.