Notícia

São Borja poderá vacinar quase a totalidade da população adulta contra a COVID

Foto: Patric Aranda / Jornal do Comércio
Nos próximos dias, quase toda a população adulta de São Borja poderá estar imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Nesta sexta-feira, dia 16, chegam em São Borja o total de 12.580 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, para que sejam utilizadas para a imunização da primeira dose contra a COVID na população em geral, que não fazem parte de grupos prioritários.

A chegada de uma quantidade grande de doses foi possível após o Ministério da Saúde definir a intensificação da vacinação em todos os municípios fronteiriços do País, com quantidade extra do imunizante, visando evitar o ingresso da variante Delta pelas fronteiras.

Para andamento da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde realizará o Dia D de Vacinação neste sábado, dia 17, com abertura dos ESF’s, Central de Vacinas e o CEMAE, durante todo o dia, entre 07h30 e 12h, e das 13h às  17h. Para evitar aglomeração, as faixas etárias foram divididas entre os dois turnos desse sábado. No período da manhã, poderão se vacinar as pessoas a partir de 33 anos, e no período da tarde, o chamamento é para a faixa etária a partir dos 30 anos. Importante salientar que neste sábado não ocorrerá a vacinação das segundas doses, apenas das primeiras doses.

A chegada dessas doses extras traz um grande otimismo para a cidade, que poderá atingir quase a totalidade da população adulta do município. Até o momento, 31.365 pessoas receberam a primeira imunização, de uma população de 61.019 (dados IBGE 2020).

Se levarmos em consideração que no município temos cerca de 11 mil estudantes, e que na grande maioria são maiores de 03 anos e menores de 18 anos, que não entrariam nesse momento da vacinação, significa que faltariam se vacinar cerca de 19 mil pessoas. Com a disponibilidade de 12.580 doses para este sábado e os próximos dias, ficariam faltando cerca de 6mil pessoas pra se vacinar, da população total, e ainda há que se diminuir as crianças menores e bebês que ainda não estão em período escolar.

Fonte: Rádio Cultura de São Borja 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.