Notícia

Prepara teu mate e a lenha, que o inverno gaúcho tá aí!

Especialista da Secretaria da Agricultura prevê inverno dentro da normalidade no RS. Foto: Fernando Dias/Ascom e Redes sociais 

O inverno no Hemisfério Sul começou na madrugada de hoje (21) às 00h32 e terminará no dia 22 de setembro às 16h21 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com Flávio Varone, mestre em meteorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), sem a influência de fenômenos climáticos globais, como El Niño e La Niña, o Inverno 2021 será dentro da normalidade no Rio Grande do Sul.

Previsão para os próximos meses

Para os próximos meses, as condições climáticas deverão ser mais próximas da normalidade, com o ingresso mais regular de frentes frias, que são os principais mecanismos de chuva ao longo do inverno gaúcho. Tal condição implica na ocorrência de chuvas bem distribuídas e com volumes acima da média em alguns setores do Estado.

Nos últimos dez dias de junho espera-se chuvas expressivas, com volumes acima de 100 mm, o que amenizará a condição de estiagem em grande parte do Estado. Porém, as primeiras semanas do inverno permanecerão frias em todas as regiões.

Em julho, o ingresso de frente frias e massas de ar frio serão regulares e teremos precipitações ligeiramente acima da média na maioria das regiões, com temperaturas mínimas e máximas próximas da normalidade. Para agosto, são esperadas condições similares, com chuvas dentro da normalidade e temperaturas abaixo da média histórica. E em setembro, as temperaturas deverão apresentar sua elevação natural e a tendência é de diminuição da chuva na Metade Sul, com precipitações normais no restante do Estado.

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.