Previsão

Poderosa massa de ar polar chega com chance de neve no Sul do Brasil

Fotos: Veja e R7

Meteorologista diz que a neve deve aparecer entre o final da noite de segunda-feira (28) e o começo de terça-feira (29)

Poderosa massa de ar polar pode trazer neve para os três estados do Sul do Brasil. Uma das massas de ar polar mais fortes dos últimos anos começa a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul neste domingo e o frio vai se intensificar muito entre segunda-feira e terça-feira, quando o ar mais gelado que agora está na Argentina vai alcançar a parte Sul do Brasil. As informações são da MetSul Meteorologia

Trata-se de uma massa de ar polar intensa de trajetória continental que vai avançar pelo interior do continente associada a um centro de alta pressão de 1.034 hPa que se instalará no Norte da Argentina. Por isso, a abrangência da massa de ar polar será muito grande na América do Sul, alcançando muitos países do continente.

Mapas de anomalia de temperatura em 850 hPa (1.500 metros) mostram a abrangência da massa de ar polar, a sua forte intensidade e progressão pela América do Sul
A queda da temperatura será acentuada em uma extensa área do território brasileiro. Esta potente massa de ar frio vai trazer forte resfriamento no Sul, no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte da Região Norte.

A temperatura deve cair abaixo de zero em um grande número de municípios dos Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná durante a primeira metade desta semana, mas marcas negativas podem ocorrer também nos estados do Mato Grosso do Sul, em pontos do interior de São Paulo, nas áreas mais altas do Rio de Janeiro e ainda nos pontos altos do Sul de Minas Gerais. Não está fora de cogitação que mínimas negativas sejam anotadas no Sul de Goiás.

Interessante é que no Rio Grande do Sul esta massa de ar frio não será lembrada depois em razão de suas mínimas excepcionalmente baixas. O motivo é que vento e nuvens pela presença de um ciclone extratropical devem impedir um resfriamento maior nas áreas de maior altitude que estão no Leste do Estado, mas mesmo assim o frio será muito intenso e com marcas abaixo de zero. Os Aparados da Serra devem ter entre -5ºC e -7ºC. A Grande Porto Alegre deve ter entre 3ºC e 5ºC.

Onde o frio deve chamar atenção pela intensidade é em áreas mais continentalizadas e distantes do campo de influência de vento e nuvens do ciclone como o Noroeste gaúcho, o Oeste catarinense, o Sul do Mato Grosso do Sul e o Paraná que terão mínimas muito baixas.

A MetSul destaca que as máximas no período da tarde serão por demais baixas durante esta primeira metade da semana, notadamente entre segunda-feira e quarta, com marcas abaixo de 10ºC durante a tarde em muitas cidades dos três estados do Sul.

Em locais de maior altitude, os termômetros sequer devem marcar mais de 0ºC ou pouco acima de 0ºC na terça-feira, logo serão dias gélidos pela frente. Mesmo com a presença do sol o frio será muito intenso e Porto Alegre deve ter as suas menores máximas deste ano até agora com registros de 10ºC a 13ºC na maioria dos bairros durante a tarde nesta primeira metade da semana.

GEADA MUITO AMPLA

A intensa massa de ar frio deve trazer geada em grande parte do Centro-Sul do país nesta semana, especialmente entre terça e quinta-feira, quando o ar estará mais frio e seco sobre a região. Deve gear na grande maioria dos estados do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil neste evento polar.

Como se observa, a geada deve atingir praticamente todos os estados do Centro-Sul brasileiro, no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste.

Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam a ocorrência de neve no Sul do Brasil neste evento de frio polar. Como é normal em se tratando de neve, não há um consenso sobre quais áreas poderiam ter a precipitação do fenômeno.

Veja a previsão completa AQUI, no site da MetSul. 

Fonte: MetSul Meteorologia 


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.