Saúde

Confirmado o 1º caso de chikungunya em São Luiz Gonzaga

A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RS) do 1º caso de chikungunya em São Luiz Gonzaga. A paciente, de 76 anos, esteve viajando e após três dias do retornou ao município apresentou sintomas. A amostra para análise foi coletada no dia 15 de abril e enviada ao Lacen, o qual descartou a suspeita de dengue e confirmou o caso de chikungunya.  

A paciente apresentou dores nas articulações e febre. Ela precisou de atendimento médico. Mesmo após um mês e o recebimento de alta hospitalar, a paciente ainda relata dores nas articulações.  

O município possui mais casos suspeitos de dengue com análises pendentes. Antes mesmo da confirmação dos casos, a Secretaria de Saúde executa o protocolo padrão para controle da proliferação do Aedes aegypti (vetor da dengue, zika vírus e chikungunya). A equipe de combate a endemias realiza a eliminação de possíveis focos do mosquito nas áreas próximas as residências dos pacientes.  

CHIKUNGUNYA 

Entre os principais sintomas da chikungunya estão febre alta de início repentino, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.  

A Secretaria de Saúde solicita a população o auxílio no combate ao Aedes aegypti, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito. Entre cuidados que devem ser adotadas, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente, entre outras ações. 

A saúde de toda a comunidade depende da atitude e do cuidado de cada um! 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.