Previsão

Preparem os casacos! Frio e risco de geada no Sul

Geada de 2019 na Buena Terra Missioneira - Foto: Terezinha Lancanova/Arquivo 
O segundo fim de semana de Abril no Sul do Brasil está sendo marcado por vários eventos meteorológicos. 

No sábado, um ciclone extratropical que atuou no oceano e o avanço de uma frente fria provocam chuva e vento forte no Na Região Sul. A chuva desta frente fria começou a ser sentida  no sábado nas áreas de fronteira e no sul do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Primeira onda de frio do ano atinge a região na próxima semana.

Mas, a frente fria também vem acompanhada de uma massa de ar de origem polar com intensidade moderada. A queda de temperatura acentuada, principalmente nas regiões de serra.

A massa de ar frio que avança para a Região Sul é representada na figura abaixo pelo sistema de Alta Pressão com centro de 1024hPa na Argentina. A temperatura vai cair nos estados do Sul do Brasil.

" É esperada diminuição da temperatura no Rio Grande do Sul no decorrer de domingo, dia 11 de abril" , prevê o meteorologista André Madeira.

A figura abaixo indica a queda de temperatura máxima entre o sábado (10) e a segunda-feira (12), quando a máxima já diminui em todo o Sul do Brasil:

Na madrugada de domingo a temperatura ainda fica amena no Sul do Brasil.

"A queda da temperatura mínima é esperada a partir da madrugada de segunda-feira (12) quando já esfria no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A partir da terça-feira (13), o ar frio avança também pelo Paraná", analisa o meteorologista.

Veja o mapa abaixo:

Possibilidade de Geada

Com a entrada do ar frio a temperatura entra em declínio no Sul do país. Na terça-feira, dia 13 de Abril, a previsão é de que a temperatura cai ainda mais o que aumenta o risco de geada nos trechos de serra gaúcha e catarinense. Veja o mapa abaixo:

Fonte: Clima Tempo

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.