Notícia

Nota técnica aponta agravamento de diversos indicadores da pandemia

Foto: Fiocruz 
Em edição especial, o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 publica nota técnica que aponta agravamento de diversos indicadores da pandemia.

Os dados sobre casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no país – relativos ao Sistema Único de Saúde – verificados em 1º de março, em contraponto aos observados em 22 de fevereiro, e divulgados no último Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, mostram crescimento rápido a partir de janeiro. É o pior cenário em relação às taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos em vários estados e capitais, que concentram a maior parte dos recursos de saúde e as maiores pressões populacionais e sanitárias que envolvem suas regiões metropolitanas. 

Diante desse quadro, os pesquisadores ressaltam a necessidade de adoção de medidas mais rigorosas de restrição da circulação e das atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região, avaliadas semanalmente a partir de critérios técnicos como taxas de ocupação de leitos e tendência de elevação no número de casos e óbitos. 

A nota técnica chama atenção ainda que a atual conjuntura – que combina uma crise sanitária e social simultaneamente – exige medidas que envolvam o sistema de saúde brasileiro nas áreas de vigilância e atenção à saúde, com o reforço de ações de atenção primária e vigilância em saúde, além de ações para mitigar os impactos sociais da pandemia, principalmente para os mais vulneráveis.

Leia a nota técnica aqui: bit.ly/3bNWtQ8

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.