Previsão

Friozinho de outono começa a aparecer

Freepik
A estação verão, do ponto de vista astronômico, tem mais alguns dias. O denominado outono climático, compreendido pelo trimestre de março a maio, entretanto já chegou.

Isso significa que gradualmente a temperatura vai declinando, apesar das oscilações que são normais que ainda trazem dias de calor. As noites mais longas e a crescente chegada de massas de ar mais frio são responsáveis por mínimas menores à medida que avança o outono climático.

Esta segunda metade da semana, por exemplo, terá mínimas bem mais baixas no Rio Grande do Sul. Os termômetros indicaram mínimas nesta quinta-feira de 5ºC a 7ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra.

Ontem, os termômetros já indicaram mínimas abaixo dos 10ºC no Rio Grande do Sul. Foram registradas mínimas na madrugada de 8,6ºC em Vacaria, 8,9ºC em Soledade, 9,2ºC em São José dos Ausentes, 9,7ºC em Carazinho.

Afinal, por que a temperatura caiu à noite e vai cair ainda mais hoje? Um centro de baixa pressão se formou na terça a Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Este sistema acabou impulsionando ar mais frio e seco de Sul para o Estado. Com a atmosfera mais seca e o tempo aberto da madrugada, um maior resfriamento é favorecido e as mínimas declinam mais acentuadamente no período noturno.

O vento calmo ou fraco sob a influência de ar de maior pressão atmosférica também favorece queda maior da temperatura à noite.

Sob este cenário, a madrugada desta quinta-feira e do restante desta semana devem ter mínimas mais baixas no Estado e já mais típicas de outono e não mais de verão.

No final do mês e em abril são esperadas noites mais frias com maior frequência à medida que as massas de ar frio que vão alcançar o Sul do Brasil tendem a ter mais força, o que favorecerá geada e marcas até próximas de 0ºC em municípios de maior altitude do Estado.

Fonte: MetSul Meteorologia 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.