Saúde

As guerreiras que não fogem à luta

Luta na linha de frente contra a Covid-19 marca para elas o Dia Internacional da Mulher

Enfermeira Daniela Haygert salienta colocar "muito coração" no atendimento | Foto: Ricardo Giusti


 

O setor de saúde, em todo o mundo, tem forte vocação feminina. No Brasil, estima-se que mais de 60% dos profissionais de nível superior da área sejam mulheres. Entre os médicos, a força de trabalho do sexo feminino corresponde a mais de 35% e em algumas profissões. Na enfermagem, por exemplo, elas predominam em mais de 80%, segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. (Coren-RS).

E nesta duríssima batalha contra a Covid-19, não é diferente. A atuação de muitas destas mulheres tem se sobressaído e honrado com todas as letras de um trecho do Hino Nacional brasileiro, que costuma ser bastante lembrado em momentos difíceis e que ensejam garra: "Verás que um filho teu não foge à luta". Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o reconhecimento a estas mulheres da saúde, que não só têm encarado de frente esta luta pela vida de seus pacientes, como algumas vêm liderando verdadeiros exércitos em meio a uma guerra traiçoeira, por vezes desleal, superando mercenários, a falta de recursos, abrindo mão do descanso devido, da vaidade e de suas famílias. Tudo para que não se deixe a morte triunfar sobre os infectados da Covid-19.

A enfermagem, profissão com presença maciça nos serviços de saúde, surgiu com Florence Nightingale. Filha de uma tradicional e rica família europeia, rebelou-se desde cedo contra o comportamento e o lugar na sociedade destinados às mulheres de sua posição social. Aos 30 anos, Florence passou a fazer estágios em importantes hospitais da Alemanha e da França. Mas foi durante a Guerra da Criméia, em 1854, quando foi levada ao campo de batalha para supervisionar os hospitais de assistência aos soldados ingleses, em que ela inspirou o ofício como é praticado hoje.

Fonte: Correio do Povo


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.