Notícia

Gramado endurece restrições após detecção de nova variante do coronavírus

 O início do ano letivo foi suspenso. Decreto entra em vigor na quarta-feira (17) e inclui cancelamento de cirurgias eletivas devido à elevada taxa de ocupação hospitalar 

A prefeitura de Gramado endureceu as restrições para o combate à pandemia após a detecção de nova variante do coronavírus no município. O decreto, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Gabinete de Crise da Covid-19 e pelo Centro de Operações de Emergência, entra em vigor na quarta-feira (17) e se estende até 28 de fevereiro. 

O documento suspende o início do ano letivo, programado para a próxima segunda-feira (22), e cancela as aulas presenciais nas redes de ensino privada e estadual. A elevada taxa de ocupação hospitalar motivou também a  suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Arcanjo São Miguel e em clínicas e estabelecimentos de saúde, com exceção das emergências, urgências e obstetrícia. 

O setor hoteleiro também terá de se adaptar: áreas de uso comum e lazer não poderão ser frequentadas, e estão proibidas assembleias, reuniões, conferências e similares em formato presencial. Eventos e espetáculos em casas noturnas, clubes, restaurantes, bares e pubs estão impedidos de ocorrer. Academias só poderão receber frequentadores mediante agendamento, e estará proibido o uso de piscinas e saunas.

O documento estipula também novo teto de ocupação para estabelecimentos comerciais e empreendimentos que prestam serviços. Restaurantes, bares, lojas, supermercados, hotéis e similares deverão funcionar com 50% dos trabalhadores e 50% da lotação. Já o transporte coletivo de passageiros, inclusive para passeios turísticos, poderá utilizar 50% da capacidade dos assentos e 100% dos trabalhadores. Parques, museus e biblioteca municipal poderão funcionar com 50% dos trabalhadores e 40% de lotação.

Para reforçar o combate à pandemia, a Secretaria de Saúde de Gramado decidiu ampliar o horário de atendimento no Ambulatório Covid-19, anexo ao Centro Municipal de Saúde (Postão). O espaço passa a funcionar até a meia-noite todos os dias, inclusive em finais de semana e feriados. 

Fonte: GaúchaZH - GZH


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.