Notícia

Coordenador regional de saúde fala sobre expectativa pela chegada da vacina no Rio Grande do Sul

Foto - redes sociais
O coordenador regional de saúde, Iury Sommer Zabolotsky, falou hoje (5) sobre a expectativa pela chegada da vacina contra o coronavírus no Rio Grande do Sul e sobre o avanço da doença nesse período posterior as festas de fim de ano. Ele acredita que o resultado das aglomerações será semelhante ao que foi no período eleitoral e que o pico deve ser sentido entre o fim dessa semana e o início da próxima.

“As pessoas estão cansadas, mas precisamos que mantenham as regras de distanciamento. Estamos perto de ter uma solução que é a vacina”, comentou.

Iury disse que o governo do estado está montando o plano de imunização, mas que muitas regras ainda estão indefinidas, pois não se sabe qual vacina será comprada. Segundo ele, 18 coordenadorias de saúde já estão habilitadas, por exemplo, a receber o imunizante que precisa ser armazenado em temperaturas negativas. O apoio para armazenagem seria dado por universidades.

Há expectativa para que as primeiras pessoas sejam vacinadas ainda este mês, mas pelo entendimento do coordenador a sensação é que talvez atrase um pouco justamente pela demora na compra. “Se tem algo bom nessa demora é que podemos ver se tem alguma reação nos outros países”, observou.

O coordenador abordou ainda outro problema que deverá ser enfrentado para vacinação: as fake news. No entendimento do gestor, esse processo de desconstrução da vacina trará muitas dificuldades para as equipes e precisará de uma campanha forte de conscientização.

Iury encerrou frisando o esforço que está sendo feito pelos profissionais de saúde ao longo de quase um ano para cuidar dos doentes. Até ontem, 9.690 pessoas foram infectadas na região, com 175 óbitos. “Apesar de ter números expressivos não dá 2% população, é menos que a média de óbitos no estado. Seguimos fazendo o máximo possível para não deixar esmorecer as equipes que estão na linha de frente e em defesa das pessoas que precisam de ajuda”, concluiu.

Fonte: Rádio São Luiz

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.