Notícia

Santo Antônio das Missões declara “Situação de Emergência” devido à estiagem

Foto: Prefeitura de Santo Antônio das Missões
O prefeito Puranci Barcelos decretou situação de emergência em toda a área rural de Santo Antônio das Missões atingido pela estiagem. O documento publicado nesta segunda-feira, 30, terá um prazo de 180 dias.

O decreto leva em consideração a ocorrência de baixos índices de precipitação pluviométrica na área urbana e área rural no município, caracterizada pela falta de chuvas regulares, verificada ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2020, aliada às altas temperaturas e à elevada insolação com baixa umidade relativa do ar, de acordo com a média histórica local.

Entre os meses de agosto e novembro do corrente ano, a precipitação pluviométrica acumulada foi de aproximadamente 220 mm, e apresentou queda na produção devido ao período de chuvas irregulares na fase de reprodução das culturas.

O documento também levou em conta a escassez de água para o abastecimento e consumo humano em algumas localidades do interior do município, inclusive com queda da vazão dos poços artesianos e a necessidade de transporte de água para o consumo humano em algumas localidades, assim como a falta de água para os animais, inclusive com a redução significativa das águas dos açudes, fontes e bebedouros.

Os órgãos ligados ao setor agropecuário também informam grandes perdas nas lavouras de milho, forragem e olericultura. A falta de água para a dessedentação animal causando principalmente a diminuição na produção de leite e perda de peso dos animais de corte, além de perdas significativas na cultura do trigo e canola devido as geadas tardias no mês de agosto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio das Missões


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.