Rural

Quinze municípios das Missões estão em situação de emergência pela estiagem

A lavoura de milho foi a mais afetada pela falta de chuva na região. Foto: Secretaria Estadual de Agricultura
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atualizado no dia 4 de dezembro, quinze municípios da região missioneira encontram-se em situação de emergência em decorrência da estiagem.

Desde agosto a precipitação pluviométrica acumulada na grande maioria dos municípios gaúchos ficou muito abaixo do normal, impactando diretamente a safra de milho e o rendimento das pastagens.

Além das perdas nas lavouras, a escassez de água para o abastecimento de animais e a diminuição da vazão de poços artesianos, que eventualmente pode gerar a necessidade de transporte de água para localidades do interior, foram os fatores que contribuíram para que as prefeituras municipais solicitassem junto ao Governo do Estado o pedido de auxilio ao enfrentamento da estiagem.

Na região das Missões, estão com situação de emergência decretada os municípios de Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Giruá, Guarani das Missões, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Salvador das Missões, São Nicolau, Sete de Setembro e Ubiretama.

As recentes chuvas que atingiram a região amenizaram momentaneamente a crise hídrica, favorecendo o plantio da soja, mas ainda não recuperando totalmente o nível dos mananciais de água. Os prognósticos para essa semana indicam temperaturas altas, com possibilidade de chuva somente no sábado, 12.

Fonte: Rádio Missioneira

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.