![]() |
Foto: CELSO BENDER/DIVULGAÇÃO/JC |
Noel Guarany foi um dos mais importantes artistas de todos os tempos no sul do Brasil. Cantou a Região Missioneira com garra e galhardia, muito antes das Ruinas de São Miguel terem sido reconhecidas como Patrimônio da Humanidade. Foi exemplo e inspiração para toda uma geração de artistas no Estado, dentre os quais o próprio cantor que hoje é deputado.
Noel Fabricio Borges do Canto da Silva, reconhecido artisticamente como Noel Guarany, nasceu em São Luiz Gonzaga, em 26 de dezembro de 1941 e faleceu em Santa Maria, em 06 de outubro de 1998. Foi sepultado em Bossoroca, terra que adotou como querência, onde há um mausoléu artisticamente ornado e uma estátua de quatro metros de sua imagem, sem contar o pedestal, na entrada da cidade. O “Cantor da Bossoroca” como se autodenominava, lançou 10 discos individualmente, sendo um póstumo e mais quatro, em parceria com Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun, Pedro Ortaça, Jorge Guedes e João Máximo.
Com a aprovação desta lei, a região missioneira passa a ter rodovias com nomes de três troncos missioneiros, Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany. Luiz Marenco acredita que estas perenes homenagens criem na população um sentimento de pertencimento e de fortalecimento da cultura própria e, afirma: “meus colegas deputados entenderam a importância da memória cultural do Estado na representatividade artística de Noel Guarany e que devemos valorizar os mestres da cultura para sabermos de onde viemos e para onde vamos.”
O deputado Marenco tem atuado em diversas áreas, cultura, segurança, alimentação, agronegócio e saúde. Inclusive ontem (08/12) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o PL 180/2020, que inclui os profissionais de saúde no grupo prioritário de testagem de doenças infectocontagiosas.
Fonte: Assembleia Legislativa / Assessoria Gabinete deputado Estadual Luiz Marenco
0 comentários:
Postar um comentário