Previsão

Fim de semana com chuva e alerta para temporais no RS

Foto: Blog Missioneiro / Arquivo 
A Defesa Civil Estadual emitiu alerta no começo da noite desta sexta-feira, 18, para chuvas intensas, rajadas de vento de até 70Km/h e possível queda de granizo nas próximas 24 horas em todo o Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia alerta para um fim de semana de temporais no Sul do Brasil. Uma linha de tempestades associada à formação de um ciclone no centro da Argentina ingressa na madrugada deste sábado pelo Oeste do Rio Grande do Sul. Rapidamente, a instabilidade avança e toma conta de grande parte do Estado até o final da manhã com chuva.

Adverte-se para a ocorrência de temporais isolados de vento forte a intenso com possibilidade de rajadas próximas ou acima de 100 km/h que podem provocar danos, queda isolada de granizo e chuva localmente forte a intensa com raios e altos volumes em curto período. Com o ar quente, o avanço da instabilidade em linha e a baixa pressão atmosférica fica agravado o risco de vendavais. 

O risco maior de tempo mais severo neste sábado se concentrará na Metade Oeste do Estado entre a madrugada e de manhã, mas temporais isolados podem ocorrer em outras regiões gaúchas. No final do sábado, áreas de instabilidade isoladas mantém o risco de temporais localizados na Metade Norte. 

As condições favoráveis ao registro de tempo severo localizado vão se estender para Santa Catarina e o Paraná, em especial da tarde para a noite deste sábado, atingindo principalmente localidades do Centro pro Leste dos dois estados. 

No começo do domingo se espera a formação de mais nuvens carregadas na Metade Norte gaúcha com chuva e risco de tempestades isoladas, particularmente em cidades do Noroeste e do Norte. Ao longo do domingo, a instabilidade avança com chuva localmente forte a intensa, raios e temporais localizados de vento e granizo por Santa Catarina e o Paraná, chegando até São Paulo antes de o dia.

No Rio Grande do Sul, o tempo melhora no decorrer do domingo a partir do Oeste e do Sul com o avanço de ar mais seco impulsionado por um ciclone atuando na costa da Argentina. 

A chuva deste fim de semana no Estado será irregular e mal distribuída com os mais altos acumulados no Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado. Os volumes em alguns locais do Planalto Médio e do Médio e Alto Uruguai devem ficar perto ou acima de 100 mm. No Sul e no Leste gaúcho, ao contrário, a maioria dos municípios deve ter volumes de precipitação baixos neste fim de semana.

Fonte: Defesa Civil e MetSul Meteorologia 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.