Notícia

Autoridades e especialistas alertam para rápido avanço da Covid-19 na região

 Coletiva de imprensa ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores em São Luiz Gonzaga, nesta sexta-feira (4)

Larissa Dorneles Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga
Durante coletiva de imprensa realizada no plenário da Câmara de Vereadores na manhã de sexta-feira (4), autoridades municipais e regionais, representantes da área da saúde e da segurança pública, informaram sobre a situação da COVID-19 no município e região.  

A atividade contou com a coordenação do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e a participação da presidente da Câmara de Vereadores, Ana Barros; do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Yuri Sommer Zabolotsky; do delegado titular da 27ª DPR, Afonso Stangherlin; do comandante do 14º BPM, major Eduardo Brum; do comandante do 2º Pelotão de Bombeiros, tenente Vandré Reolon; da secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger; da administradora do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), Iria Diedrich; dos médicos José Renato Grisolia, Sérgio David Jaskuski Filho e Luis Grings e da imprensa local.     

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, iniciou a atividade lamentando a morte da prefeita eleita de Santo Antônio das Missões, Izalda Boccacio, em decorrência da COVID-19. Brondani também agradeceu a atuação dos trabalhadores da área da saúde, os quais têm se dedicado de forma extraordinária para salvar vidas. “Precisamos nos cuidar. Não vencemos a guerra, nem ao menos uma batalha. Estamos convivendo. Para vencermos, cada um precisa fazer a sua parte, começando por usar a máscara de proteção facial, higienizar bem as mãos e evitar aglomerações”.

COVID-19

O coordenador da 12ª CRS, Yuri Sommer Zabolotsky, alertou para o agravamento da situação na região e no Estado. Além do número crescente de casos de COVID-19, os leitos de UTI estão praticamente lotados. Pela primeira vez na região, desde o início da pandemia, as internações em UTI por COVID-19 superaram o número de internações em decorrência de outras condições, como AVC, fraturas, oncologia, entre outras. “Estamos falando do bem coletivo. Recebemos muitas críticas, muitas acusações, mas estamos preocupados com a nossa população. Vejo as equipes de saúde cansadas, trabalhando 24 horas por dia. Se nos protegermos, teremos menos pessoas infectadas por dia e mais condições de dar suporte a todos”, afirmou Zabolotsky.

A administradora do HSLG, Iria Diedrich; o diretor técnico do HSLG, o médico José Renato Grisolia e o médico infectologista Sérgio Jaskulski Filho, destacaram a preocupação com a possibilidade do esgotamento de insumos, da falta de funcionários e as sequelas em pacientes recuperados.  A administradora do hospital também realizou um apelo à população para que evitem aglomerações, em especial nas festas de fim de ano.    

O diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde e pediatra, Luis Grings, chamou a atenção para a internação de crianças em decorrência da doença. Nesta semana, duas deram entrada no HSLG para tratamento. O médico pediu aos pais ou responsáveis para manter as crianças em casa e lembrou que as medidas sanitárias são adotadas por necessidade, a fim de enfrentar uma doença para a qual não se tem muitos recursos.  

FISCALIZAÇÃO

O comandante do 14º BPM, major Eduardo Brum, informou as ações definidas pelo Governo do Estado para os órgãos de segurança em apoio às ações das prefeituras. Para fiscalizar os decretos e orientar a comunidade, diversas ações serão realizadas em São Luiz Gonzaga durante o final de semana, com o trabalho conjunto da Brigada Militar, Vigilância Sanitária, fiscais tributários, agentes municipais de trânsito, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O número 150 estará à disposição para denúncias, as quais serão repassadas as secretarias municipais de saúde.

A coletiva de imprensa está disponível na página da prefeitura, por meio do link https://www.facebook.com/PrefeituraSLG/videos/750947072441523.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.