![]() |
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE |
Na sequência, o MDB elegeu prefeitos em 135 municípios, dois a mais se comparado a eleição em 2016.
Contudo, o partido ainda disputa, no segundo turno, o comando da capital gaúcha, Porto Alegre. Também se manteve entre os maiores partidos no Estado o PDT, com 65 eleitos, 13 gestores a menos do que a quatros anos atrás.
Com o Partido dos Trabalhadores (PT) perdendo 16 prefeituras – totalizando 23 eleitos em 2020 –, a quarta sigla mais votada foi a do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que elegeu 31 prefeitos no RS, dois a mais que o último pleito e ainda disputa mais uma vaga na Prefeitura de Canoas.
Ainda decidem em segundo turno os municípios de Caxias do Sul e Pelotas, ambos com disputa entre candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e PT.
“PP, MDB e PDT são, há muitos anos, os maiores partidos em números de prefeituras aqui no Estado. O que houve foi uma troca do quarto lugar: o PT teve uma queda, perdendo essa posição, e quem assume é o PTB.”, salientou o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen. Conforme o Estatuto da Federação, os três maiores partidos devem realizar a gestão da entidade, a partir de junho de 2021.
No quarto ano, os partidos restantes que elegeram candidatos ao Executivo Municipal poderão fazer suas indicações para participar de um processo eleitoral e definir qual sigla irá presidir a Famurs na gestão 2024/2025.
Fonte: Famurs
0 comentários:
Postar um comentário