Polícia

Parabéns! Brigada Militar celebra seus 183 anos de história

BM
A Brigada Militar celebra seus 183 anos nesta quarta-feira (18). A instituição surgiu em 1837 como força policial, mas só em 1967 passou a ter a função de polícia ostensiva.

“O trabalho perfeito é servir”, o trecho da canção da Brigada Militar descreve o norteador da nossa missão. Ao completar seus 183 anos, a instituição celebra seus feitos e evoluções, conquistados pelos militares e comunidade em geral.

Foto: Sd Robson Alves / BM
Com o passar dos anos, um novo parâmetro de gestão policial, que visa um vínculo permanente de confiança e lealdade com núcleos da sociedade, foi estabelecido, mantendo um padrão de serviços condizente às demandas prementes da comunidade.

Começamos com a Patrulha Maria da Penha, que completou 8 anos de implantação, está presente em 97 municípios e faz parte da Rede Estadual de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência e Promoção da Autonomia das Mulheres – Rede Lilás.

Foto: Sd Robson Alves / BM
Em complemento, visando a interação com as comunidades, na garantia do pleno exercício da cidadania, contamos com os programas de Polícia Comunitária: Base Móvel Comunitária e Patrulha Escolar Comunitária. Também em atenção à criança e ao adolescente, existe o Proerd.

Além dos programas permanentes da instituição, a Brigada Militar conta com a Campanha Solidária, que consiste em uma série de ações que procura divulgar e incentivar a comunidade brigadiana e demais cidadãos a fim de realizarem doações nas mais diversas ações em prol do próximo. São elas: Cabelos de aço; Sangue Brigadiano; Apoio a campanha nacional de doação de leite humano; Apoio a campanha estadual do agasalho; Doação de alimentos; entre outras.

Foto: Sd Rodrigo Ziebell/BM
A instituição intensificou, também, as ações de enfrentamento e prevenção de crimes por meio de estratégias de fiscalização e operações com utilização de efetivo especializado com suporte de inteligência policial. Alguns exemplos destas são: Operação Inpulsa, Hórus, Império da lei II, “Marias”, entre outras que resultaram em prisões, apreensões e reduções de índices no ano de 2020.

A Brigada Militar celebra e valoriza o constante desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento de suas atividades em conjunto e benefício da comunidade em geral.

Para o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Mohr Picon, o dia 18 de novembro é um dia comemorado com muito orgulho por todos os brigadianos da ativa e da reserva e a data demonstra a longevidade e importância que a Instituição tem para o povo gaúcho.

“Foi um ano realmente atípico que necessitou todos os valores que a BM prega na sua formação e, sobretudo a coragem dos policiais militares lá na ponta que nunca deixaram de trabalhar e se empenhar pela população”, concluiu Coronel Mohr, pontuando ainda os números históricos de redução da criminalidade que são respostas do forte enfrenteamento que a aniversariante empenha contra o crime juntamente com as vinculadas e outros órgãos de segurança.

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.