Polícia

Operação “Bad Ray” combate os crimes de organização criminosa e tráfico de drogas em Bossoroca, Santo Antônio das Missões e Ijuí

 Operação acontece também nos municípios de Santo Antônio das Missões e Ijuí.

Fotos e vídeos: Polícia Civil/Divulgação
Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil desencadeia, em Bossoroca/ 27ª DPRI, a Operação  BAD RAY. Sob a coordenação da Delegado Elaine Maria Schons, a operação visa combater os crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, no(s) município(s) de Bossoroca, Santo Antônio das Missões e Ijuí.

Serão cumpridas 34 ordens judiciais, sendo 21 Mandados de Busca e Apreensão e 13 de Prisões Preventivas, sendo que as investigações iniciaram, pela Seção de Investigação da DP de Bossoroca, no ano de 2015, com intensificação desde o mês de maio deste ano com elaboração de 15 Termos Circunstanciados por posse de drogas e 5 prisões em flagrante relativos a crimes ligados a tal organização criminosa, com participação efetiva da Brigada Militar de Bossoroca.

Conforme a Polícia Civil, as investigações tiveram início, a partir de informações de fatos ocorridos há vários anos, especificamente no ano de 2015, quando um indivíduo, atualmente recolhido ao sistema prisional, foi apontado como o fornecedor das drogas que estavam sendo comercializadas no município, onde ocorreram algumas prisões em flagrante por tráfico de drogas, dando início a uma coleta de informações que levou à identificação de outros integrantes do grupo, alguns dos quais foram presos, mas continuaram suas atividades do interior de estabelecimentos prisionais e/ou após o egresso do sistema, tendo, ainda, outros mudado de cidade, mantendo, no entanto, os laços com o município, onde residem familiares, seguindo na distribuição de drogas para seus parceiros, em grande parte usuários que recebem as drogas para venda e para seu consumo próprio. Com a finalidade de compreender a organização criminosa e identificar todos os envolvidos e considerando escassos recursos humanos para uma investigação de tal porte no município, a polícia iniciou o monitoramento dos principais envolvidos, dando início à operação denominada ‘BAD RAY’, em alusão à designação de ‘raio’ muito utilizada pelo grupo usuário de cocaína, quando a investigação obiteve informações que comprovam o envolvimento dos investigados.

As investigações possibilitaram, ainda, a comprovação de que os integrantes do grupo recebiam proteção e apoio no caso de alguma contrariedade em assuntos pessoais ou relacionados aos negócios, resultando em retaliações a quem se opusesse no caminho, com ações violentas e demonstrações de poder, garantidas com uso de armas de fogo.

Participam da operação 49 agentes da Polícia Civil, das Regiões de São Luiz Gonzaga e Santiago e 6 Delegados, 40 Policiais Militares do 14ª BPM de São Luiz Gonzaga. Houve participação dos canis da Brigada Militar de Santo Ângelo e do Exército Brasileiro de Santiago. Também estão sendo utilizadas 35 viaturas, bem como cão farejador.

A conclusão do inquérito policial deverá chegar perto de 30(trinta) indiciados por envolvimento nas atividades da organização criminosa sediada no município, sendo o primeiro trabalho investigativo desse porte realizado no município. 

Fonte: Polícia Civil



About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.