Notícia

MetSul alerta para risco de fogo alto a extremo no Rio Grande do Sul

São Sepé - Foto: MetSul 
O domingo foi de trabalho para os bombeiros no interior do Rio Grande do Sul por conta de queimadas em diferentes pontos do Estado e a situação tende a piorar nesta semana antes da chuva na quinta-feira.

Um incêndio de grandes proporções ocorreu neste domingo no município de São Sepé em uma ampla região de mata. Foi necessária uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros de São Sepé, dos brigadistas da Cotrisel (cooperativa local) e de moradores da região para tentar controlar as chamas que? segundo relatos, chegaram a ter metros de altura.

No Noroeste, queimada de grandes proporções atingiu uma lavoura de trigo na região de Bossoroca, entre o Rincão do Ivaí e Esquina do Ivaí, interior do município. O incêndio mobilizou bombeiros e agricultores que se valeram de aeronaves agrícolas para combater o fogo que oferecia risco também as residências dos arredores.

A MetSul Meteorologia alerta que o risco de fogo será muito alto até quarta-feira no Rio Grande do Sul, devendo alcançar níveis extremos no Oeste e no Norte do Estado pela vegetação mais seca e o calor mais intenso. Serão três dias seguidos com marcas perto ou ao redor de 40°C no Oeste e no Noroeste gaúcho. Além disso, o vento deve se fazer presente e rapidamente propagar o fogo em caso de queimadas. 

SEMANA 

A MetSul também alerta para o calor muito intenso a extremo no Rio Grande do Sul nesta primeira metade da semana. Ar muito quente invade o território gaúcho nesta segunda-feira com aquecimento muito acentuado no Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado. Os dias mais quentes, entretanto, devem ser a terça e, principalmente, a quarta-feira. 

As máximas ficam entre 33ºC e 35ºC nesta segunda no Norte gaúcho, alcançam entre 37ºC e 39ºC no Noroeste e variam entre 36ºC e 38ºC no Oeste, na região de Uruguaiana. Por sua vez, a influência do ar mais frio na costa que traz vento impede maior aquecimento no Sul e no Leste gaúcho, mas mesmo assim a Grande Porto Alegre pode ter de 32ºC a 33ºC à tarde. 

Na terça, o calor aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul com máximas muito altas na maioria das regiões. O Noroeste gaúcho terá máximas ao redor de 40ºC, o que deve ocorrer também na região de Uruguaiana. Muitas cidades do Centro, Norte e o Oeste do Estado vão superar os 35ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas de 34ºC até 36ºC.

A quarta-feira será o pior dia de calor com extremos de temperatura máxima. São esperadas marcas à tarde de 39ºC a 41ºC no Noroeste, no Oeste do Estado, em pontos do Centro do Estado, nos vales e Grande Porto Alegre. Alguns bairros de Porto Alegre podem ter 39ºC a 40ºC. Mesmo na Serra se espera muito calor com alguns municípios superando os 35ºC na tarde da quarta-feira.

Uma frente fria avança com chuva e risco de temporais pelo Sul e o Oeste já no final da quarta e traz instabilidade para a maioria das regiões na quinta, mas o dia ainda começará muito quente e abafado. 

Fonte: MetSul Meteorologia

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.