Politica

Leite monta plano B para aquisição de vacinas chinesa

Tema foi discutido durante coletiva do Distanciamento Controlado nesta segunda-feira 
O Palácio Piratini está confiante de que o governo federal tomará frente na aquisição e distribuição, o mais rápido possível, da vacina contra a Covid-19. Em coletiva nesta segunda-feira, o governador Eduardo Leite afirmou que no que tange “as conversações” entre esferas políticas, o governo de Jair Bolsomaro cumprirá sua responsabilidade no Plano Nacional de Imunização. No entanto, apesar da convicção do chefe do Executivo gaúcho, ele afirmou que o RS mantém um "plano B" de compra direta das doses junto ao laboratório de produção de São Paulo, o Instituto Butantan.

“Nós já fizemos o contato com o governo de São Paulo para que, se não houver a disponibilização das vacinas que podem ser mais rapidamente liberadas pelo Instituto Butantan, a partir do laboratório chinês Sinovac, a CoronaVac, fazemos a aquisição direta. Mas tudo leva a crer em todos os contatos que fazemos, que o governo federal cumprirá sua tarefa de articulador a partir do Programa Nacional de Imunização das compras e distribuição da vacina”, afirmou, sinalizando o avanço da testagem e eficácia de ao menos outros três imunizantes contra o coronavírus.

Enquanto não há acordo concreto com o Ministério da Saúde, o governo do Estado se prepara “organizando a logística, locais para condicionamento das vacinas com as estruturas de câmaras frias”. A ideia é que o Estado tenha condições para receber a vacina assim que seja disponibilizada e distribuída. Entretanto, Leite não divulgou como o governo pretende selecionar e quais serão os primeiros grupos imunizados em solo gaúcho.

Até lá, o recado do Piratini à população é que os protocolos sejam redobrados frente a um patamar mais crítico da pandemia no Estado, semelhante ao que ocorreu entre agosto e setembro. Alguns números apresentados por ele durante a coletiva apontam índices mais preocupantes em casos confirmados, suspeitos e internações, tanto clínicas como em UTIs.

Fonte: Correio do Povo 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.