Enzo Fontana quer conquistar cadeira de vereador no município de Santa Rosa. Ele concilia política com Ensino Médio
![]() |
Adolescente faz cursos de formação política para compensar pouca experiência. Foto: Carolina Kempfer / Divulgação |
Enzo Fontana de Melo é o concorrente mais jovem do Estado nas eleições municipais de 2020: completará 18 anos no dia 21 de novembro. Para compensar a falta de experiência na administração pública, divide seu tempo entre os estudos, hobbies como assistir a séries e cursos de formação política.
Enzo é tão jovem que sua participação nas eleições envolve uma questão legal. Segundo a Resolução 23.624/20 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para cargos que exigem mínimo de 18 anos, a idade deve ser "aferida no dia 26 de setembro de 2020" — limite para o registro das candidaturas. O adolescente confia que a Constituição lhe garante o direito de concorrer porque terá maioridade antes da data de posse. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sustenta, em nota, que é preciso aguardar o julgamento dos pedidos de registro de candidatura para avaliar o caso e observa que eventual liminar pode mantê-lo na briga.
Tanta pressa para conquistar o eleitorado é uma herança familiar. Sua bisavó, a avó e a mãe ou se lançaram candidatas a uma vaga em câmaras municipais, trabalharam na assessoria de vereadores ou ocuparam cargos partidários ou de gestão pública. Agora, pretende dar continuidade a essa trajetória ao buscar uma cadeira pelo MDB na cidade de 73 mil habitantes.
Além de lutar pelo mandato de vereador, faz planos para cursar Direito e fazer uma pós-graduação em Gestão Pública. Antes disso, como qualquer adolescente prestes a completar 18 anos, tem outro desafio: tirar boas notas e concluir o Ensino Médio no ano que vem.
Fonte: GZH
0 comentários:
Postar um comentário