Politica

Santa Rosa: candidato a vereador mais jovens do RS tem 17 anos

 Enzo Fontana quer conquistar cadeira de vereador no município de Santa Rosa. Ele concilia política com Ensino Médio

Adolescente faz cursos de formação política para compensar pouca experiência. Foto: Carolina Kempfer / Divulgação
Caso seja eleito, um candidato a vereador no Rio Grande do Sul terá um desafio a mais além de elaborar projetos de lei e atender às demandas da população: conciliar o mandato na Câmara Municipal de Santa Rosa, na Região Noroeste, com as aulas do terceiro ano do Ensino Médio.

Enzo Fontana de Melo é o concorrente mais jovem do Estado nas eleições municipais de 2020: completará 18 anos no dia 21 de novembro. Para compensar a falta de experiência na administração pública, divide seu tempo entre os estudos, hobbies como assistir a séries e cursos de formação política.

Enzo é tão jovem que sua participação nas eleições envolve uma questão legal. Segundo a Resolução 23.624/20 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para cargos que exigem mínimo de 18 anos, a idade deve ser "aferida no dia 26 de setembro de 2020" — limite para o registro das candidaturas. O adolescente confia que a Constituição lhe garante o direito de concorrer porque terá maioridade antes da data de posse. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sustenta, em nota, que é preciso aguardar o julgamento dos pedidos de registro de candidatura para avaliar o caso e observa que eventual liminar pode mantê-lo na briga.

Tanta pressa para conquistar o eleitorado é uma herança familiar. Sua bisavó, a avó e a mãe ou se lançaram candidatas a uma vaga em câmaras municipais, trabalharam na assessoria de vereadores ou ocuparam cargos partidários ou de gestão pública. Agora, pretende dar continuidade a essa trajetória ao buscar uma cadeira pelo MDB na cidade de 73 mil habitantes.

Além de lutar pelo mandato de vereador, faz planos para cursar Direito e fazer uma pós-graduação em Gestão Pública. Antes disso, como qualquer adolescente prestes a completar 18 anos, tem outro desafio: tirar boas notas e concluir o Ensino Médio no ano que vem.

Fonte: GZH

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.