Previsão

Semana será marcada pela instabilidade, frio e calor no RS

 Alerta para o próximo final de semana, que com a chegada de uma nova frente fria, o alto risco de tempo severo no território gaúcho com previsão de novos eventos de chuva forte a torrencial, alta incidência de raios, vendavais e queda de granizo no final da semana.

BUENA TERRA MISSIONEIRA. FOTO: BLOG MISSIONEIRO (06.09.2020)
A semana que começa será em vários momentos marcada pela instabilidade no Rio Grande do Sul, mas a chuva não afetará uniformemente o Estado com momentos de sol em algumas regiões e precipitações mais frequentes em outras áreas do Estado. É o que indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. 

O tempo segue instável e úmido na grande maioria das regiões nesta segunda com previsão de muitas nuvens e umidade alta. Em pontos isolados da Metade Norte, em especial, ainda há risco de episódios de chuva forte com risco de temporais isolados e novos eventos de granizo não podem ser descartados. O risco é maior na Serra e no Litoral Norte. Já entre o Sul e o Oeste, apesar das nuvens e a umidade do ar elevada, a expectativa é de que períodos de sol possam ocorrer com temperatura mais amena. 

MAPA: METSUL
Terça-feira, a umidade ainda segue presente e deixa o céu nublado a encoberto, sobretudo entre o Centro e o Leste do Rio Grande do Sul. Chuva e garoa poderão ocorrer nestes trechos. Chance de nevoeiro e/ou neblina entre a madrugada e o turno da manhã devido à incursão de ar mais quente em camadas superiores da atmosfera. 

Na Fronteira Oeste, no Noroeste e em parte do Centro, apesar das nuvens, a infiltração de ar mais seco irá favorecer aberturas de sol. Com isso, a temperatura sobe mais em relação a outras áreas. As máximas irão passar de 20°C em todo o Oeste e o Noroeste. 

Uma corrente de ar mais quente nos baixos níveis da atmosfera favorece maior elevação da temperatura na quarta-feira, especialmente na Metade Norte e no Oeste do território gaúcho. Há possibilidade de nevoeiro e/ou neblina no começo da manhã. O sol aparece entre nuvens na maioria das áreas, porém entre o Centro e o Leste do Estado ainda pode chover em parte do dia.

Na quinta-feira, ar mais seco e quente começa a tomar conta do Estado e favorece uma trégua na umidade na maioria das localidades e, após uma longa sequência de dias nublados em algumas cidades, o tempo fica seco e mais aberto. A exceção será a faixa Leste, sobretudo o litoral, que ainda terá maior nebulosidade e chance de garoa. A temperatura sobe com calor à tarde no Oeste, Noroeste e no Norte do Estado. No Litoral Sul, a temperatura segue baixa e não passa de 15°C. 

Alerta

Uma forte corrente de jato nos baixos níveis da atmosfera (um corredor de vento ao redor de 1.500 metros de altitude) irá atuar no Rio Grande do Sul e preceder a chegada de uma nova frente fria.

Em conseqüência, o Rio Grande do Sul terá calor e que pode ser intenso em algumas cidades com vento Norte forte na sexta e antecipa-se cenário de alto risco de tempo severo no território gaúcho com previsão de novos eventos de chuva forte a torrencial, alta incidência de raios, vendavais e queda de granizo no final da semana.

Fonte: MetSul Meteorologia


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.