Notícia

Corede Missões define primeiras ações da Consulta Popular 2020

 Com participação de representantes dos 25 municípios que compõe o COREDE Missões a Audiência Pública Regional da Consulta Popular definiu assembleias microrregionais para o dia 21. 

Fotos: AMM
Com participação de representantes dos 25 municípios que compõe o COREDE Missões a Audiência Pública Regional da Consulta Popular definiu assembleias microrregionais para o dia 21. 

Mais de 40 pessoas participaram da Audiência Pública Regional da Consulta Popular que ocorreu nesta segunda-feira de tarde, dia 14, de forma virtual. 

O encontro foi conduzido pelo presidente do COREDE Missões, Odelmar Fenner e contou com a presença do Presidente da AMM – Associação dos Municípios das Missões, Prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir Gonzatto, integrantes da diretoria do COREDE e representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDES) dos 25 municípios Região das Missões. 

Houve a apresentação dos projetos constantes no Caderno de Diretrizes, composto de 12 projetos e subprojetos, dentre os quais serão eleitos aqueles que irão para a cédula de votação deste ano. O valor estimado para o COREDE Missões é de R$ 371.428,57, sendo que metade será pago pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022. Foi definido que serão realizadas duas assembleias microrregionais no dia 21 de setembro, de forma virtual. A primeira, para os municípios da microrregional de Santo Ângelo e a outra com os municípios da microrregional de Cerro Largo, em horários a ser divulgado. 

Foi definido que as atividades da Consulta Popular no COREDE Missões serão conduzidas pelos membros da diretoria deste Conselho Regional, com apoio da AMM. 

A última proposição votada foi quanto ao número de projetos a serem incluídos na cédula de votação. A ideia aprovada é a da inclusão de três projetos, sendo que os dois mais votados serão os eleitos para receberem os recursos. 

“Iremos contemplar projetos regionais, a fim de podermos viabilizar o aproveitamento dos recursos em ações que contemplem todos os municípios”, avaliou o presidente Odelmar.  

Sobre a Consulta Popular 

Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. 

Este ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES). 



About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.