Notícia

Tornado atinge oeste de Santa Catarina e deixa rastro de destruição; veja fotos

 

Fotos: Defesa Civil / MetSul
Violentos temporais provocaram destruição na tarde de ontem (14/08) em municípios do Oeste e Meio-Oeste catarinense. Foram atingidas cidades como Tangará, Água Doce, Lacerdópolis, Catanduvas e Ibicaré.

Conforme a MetSul, os danos em Água Doce se concentraram principalmente na área central da cidade, inclusive com colapso de estruturas. Muitos estragos também no município catarinense de Tangará durante tempestade severa. Caminhões chegaram a ser virados. 

De acordo com o informe do órgão atualizado às 6h, 830 pessoas estão desabrigadas, 115 desalojadas e 16 ficaram feridas. Cerca de 4,2 mil moradores foram diretamente afetados pelos fenômenos e ao menos 40 imóveis públicos tiveram danos.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, a distância entre as cidades é de 100 km. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado na sexta-feira pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30 e 15h35 no município de Água Doce.

A meteorologista Estael Sias destaca que imagens de radar mostravam intensas células de tempestade na região. “Foi um episódio severo e localizado de vento em que as hipóteses de tornado ou microexplosão são as mais prováveis para explicar os graves danos”, assinala a meteorologista da MetSul.  A MetSul enfatiza que havia alerta de risco de tempo severo (leia) e que segue válido para as próximas horas. 


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.