![]() |
Fotos: Defesa Civil / MetSul |
Conforme a MetSul, os danos em Água Doce se concentraram principalmente na área central da cidade, inclusive com colapso de estruturas. Muitos estragos também no município catarinense de Tangará durante tempestade severa. Caminhões chegaram a ser virados.
De acordo com o informe do órgão atualizado às 6h, 830 pessoas estão desabrigadas, 115 desalojadas e 16 ficaram feridas. Cerca de 4,2 mil moradores foram diretamente afetados pelos fenômenos e ao menos 40 imóveis públicos tiveram danos.
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, a distância entre as cidades é de 100 km. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado na sexta-feira pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30 e 15h35 no município de Água Doce.
A meteorologista Estael Sias destaca que imagens de radar mostravam intensas células de tempestade na região. “Foi um episódio severo e localizado de vento em que as hipóteses de tornado ou microexplosão são as mais prováveis para explicar os graves danos”, assinala a meteorologista da MetSul. A MetSul enfatiza que havia alerta de risco de tempo severo (leia) e que segue válido para as próximas horas.
0 comentários:
Postar um comentário