Artigo

Artigo | Como a próxima eleição poderá mudar o turismo na Região Missioneira

 Álvaro Medeiros de Farias Theisen, Missioneiro de Santo Ângelo, idealizador e coordenador do Grande Projeto Missões, escreve sobre como podemos sensibilizar os candidatos a prefeito, vice e vereadores dos municípios missioneiros a pensarem em ações para desenvolver o setor do turismo.

Álvaro Medeiros de Farias Theisen. Foto: Divulgação / AMM
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) divulgou um conteúdo escrito por Álvaro Medeiros de Farias Theisen, Missioneiro de Santo Ângelo, engenheiro eletricista, com mestrado na UFRJ, empreendedor, ex-pesquisador universitário, ex-empresário, ex-diretor de multinacional, foi membro de diversos comitês técnicos da ISO, ABNT, INMETRO e PROCEL/Eletrobrás, idealizador e coordenador do Grande Projeto Missões, assessor voluntário para assuntos de Missões das prefeituras de Entre-Ijuís e São Luiz Gonzaga e Colaborador voluntário da AMM, sobre como a próxima eleição poderá mudar o turismo na Região Missioneira.

Confira abaixo o comentário de Álvaro:

“A importância do turismo na economia de um País é um fato já consagrado, representando 8,1% do PIB do Brasil, 9% da França e contribui com 1,6 trilhão de dólares para o PIB dos Estados Unidos. É uma indústria limpa que emprega muita mão-de-obra, inclusive idosos. Contudo, na nossa Região Missioneira o turismo ainda ocupa uma pauta secundária.

Alguém tem dúvida da vocação turística da Região? Só duvida quem não conhece a história que envolve as Missões Jesuítico Guarani que se desenvolveram por mais de 150 anos na nossa terra e como ela influenciou a formação dos Países na América e até mesmo gerou polêmicas na Europa pois aqui se construiu uma experiência nunca vivida em nenhum outro lugar do mundo, o verdadeiro cristianismo, segundo Muratori, ou segundo Voltaire, a experiência que mostrou o triunfo da Humanidade. Aqui temos a história mais rica de todo o Brasil e do mundo hispânico.

Temos nas nossas mãos a oportunidade de mudar este cenário, onde temos de uma certa forma negligenciado o potencial que existe nesta Região e não temos explorado em todo o seu potencial. A oportunidade é a eleição próxima. A mudança depende da vontade da comunidade. Temos que eleger Prefeitos comprometidos com a pauta do Turismo e que acreditem no poder atrativo da Região. É fundamental que possamos planejar as nossas ações como Região, pois juntos formamos o conjunto de atrativos que será capaz de atrair 1 milhão de turistas e mantê-los pelo menos três dias aqui, como definido na meta do Grande Projeto Missões lançado este ano pela AMM.

Você eleitor tem a responsabilidade de identificar candidatos que aceitem esta mudança de postura e que sejamos propositivos, desenvolvendo projetos que transformem esta realidade do turismo local e que deixemos de esperar que os “outros” façam por nós. Temos que deixar de ser “pedintes” e agir com iniciativa. Lembrando que ideias sem projetos documentados não passam de sonhos ou conversas de bar.

A comunidade envolvida com o tema Missões Jesuítico Guarani que participa do maior fórum existente sobre o tema dentro do Grande Projeto Missões elaborou uma pauta de quinze itens que serão encaminhados a todos os candidatos a prefeito da região da AMM no sentido de buscar o comprometimento do candidato com a pauta do turismo. Os pontos que solicitamos o compromisso são os seguintes:

1) Nomeação de Conselheiros para Conselho Municipal de Turismo conforme definido nas orientações do Ministério do Turismo
Nota: Assegurar que se tenha um Conselho atuante e que contribua efetivamente para o desenvolvimento no Município

2) Formalização de um Plano Municipal de Turismo alinhado com o Plano Regional de Turismo que está sendo elaborado pela AMM
a. Assegurar a execução do Plano Municipal

3) Profissionalização do corpo funcional da Secretaria de Turismo com a contratação de profissionais com formação na área do turismo
- A Secretaria Municipal de Turismo deverá contar com no mínimo um profissional concursado dedicado a área do turismo (assegura a continuidade das ações mesmo com a mudança do Governo).
Este profissional receberá todos os treinamentos e será qualificado pelas ações do Detur/AMM

4) Contribuir financeiramente para a Funmissões conforme estatuto da Fundação

5) Apoio político ao Grande Projeto Missões que visa o desenvolvimento do turismo na Região Missioneira

6) Realizar as ações no âmbito do Município decorrentes das orientações do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual para o desenvolvimento do turismo no local

7) Realizar a sinalização turística no âmbito municipal e manter em bom estado de conservação

8) Manter um portfólio atualizado com as atrações turísticas disponíveis no município e que o mesmo seja disponibilizado ao público e operadoras de turismo na internet
a. Manter um sitio na internet com as atrações turísticas do município sempre atualizada e com as informações relevantes

9) Criar programas locais de apoio aos empreendedores do município ligados ao turismo

10) Apoiar os museus existentes no município assegurando recursos financeiros e humanos para o seu funcionamento

11) Incentivar a formação de Guias turísticos no município

12) Incentivar os artesões locais através de programas específicos que assegurem a sua qualificação e o desenvolvimento comercial dos seus negócios

13) Manter um serviço de atendimento ao turista no município

14) Apoio ao Projeto de Qualificação do Ensino do tema Missões Jesuítico Guarani nas escolas do município

15) Apoio ao projeto da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial – OCBPM, que será realizado na área compreendida da AMM envolvendo o Parque Histórico Nacional das Missões.

Além da pauta apresentada é fundamental que o novo prefeito esteja comprometido com a causa da Inovação e do estímulo ao empreendedorismo. O turismo tem muito a se beneficiar se as novas gerações se envolverem nesta atividade e perceberem que há potencial para desenvolver uma atividade profissional que gere emprego e renda.

A questão não é a falta de recursos financeiros (dinheiro), o que nos falta é iniciativa e organização, planejamento e alinhamento. Temos uma rica história e um terra fantástica para explorar com o turismo.

Portanto, é fundamental que a comunidade local consiga identificar os candidatos que estejam comprometidos com a causa do turismo e principalmente com a causa missioneira, cujo potencial só nós temos. É fundamental que consigamos este engajamento dos nossos futuros líderes municipais.

Esta eleição pode ser o momento do verdadeiro “despertar” da região missioneira para este filão de ouro (riqueza) que é o turismo. Tenho fé!”


About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.