Colunistas

Agosto Dourado: Nutricionista orienta sobre a importância da amamentação para a vida dos bebês


Imagem Ilustrativa

Os meses de julho e agosto são importantes para a área da saúde. No primeiro, existe campanha de conscientização do diagnóstico e tratamento da hepatite. Este mês é chamado de “agosto dourado”.

Você sabia que o mês de Agosto é dedicado à conscientização da amamentação? O "Agosto Dourado" simboliza uma campanha social para conscientizar as mulheres da importância do leite materno nos primeiros anos de vida dos bebês e para as mamães, a importância de amamentar estarão no fortalecimento do sistema imunológico diminuindo as chances de desenvolver câncer de mama e ovário, assim como, contribuirá para retornar em curto período ao peso adequado, adquiridos na gestação.

O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil, como divulga a Organização Mundial de Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Conforme a Nutricionista Claucia Ledur, os bebês devem receber leite materno exclusivo até aos 6 meses de idade, sem necessidade de outras refeições.

Benefícios do leite materno - Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.

DICAS SAUDÁVEIS:

De forma geral, Claucia também dá outras orientações importantes para as mamães no período de amamentação, como: Ingerir bastante água, aproximadamente 2 litros no decorrer do dia; Ingerir chás claros, como a camomila e erva-doce; Realizar mais refeições em pequenas quantidades; Dar preferência aos alimentos ricos em nutrientes, como o ômega 3, presente em peixes, sardinhas e oleaginosas; fontes de cálcio como o leite desnatado, oleaginosas, as avelãs e amêndoas; vegetais verdes-escuros; alimentos que contém a vitamina D, como exemplo, a gema de ovo, sardinha; esta vitamina sendo absorvida através da exposição solar; Os alimentos integrais, vegetais verdes-escuros, a beterraba, e as leguminosas, alimentos ricos em ferro para prevenir ou tratar a anemia; Evitar frituras e gorduras “ruins” conhecida como as “saturadas”, encontradas no sorvete, bolo recheado, enfim, em produtos industrializados em geral e fad-food “comida rápida” e dar preferência às preparações “manuais”; Evitar cafeína, presente em refrigerantes, café, chá preto e verde; Moderar no sal, evitar temperos industrializados, enlatados, conservas e utilizar temperos verdes; Consumir alimentos “de horta”, frutas e vegetais ao invés de alimentos com “embalagens”.

A Nutricionista Claucia Ledur, atende no Consultório, localizado na Rua Augusto Medeiros, n° 211, Centro de Bossoroca. Contato: 55 9.9606-2477

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.