O Observatório Heller&Jung, em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a queda de um meteoro de magnitude elevada na madrugada desta sexta-feira (24). [Veja o vídeo acima].Observatório de Taquara registra queda de meteoro de magnitude elevada; veja imagens: https://t.co/pvkOcCxgSl— G1RS (@g1rs) July 24, 2020
Crédito do vídeo: Observatório Heller&Jung pic.twitter.com/lZhSihm4wM
Segundo o professor Carlos Fernando Jung, um dos responsáveis pelo observatório, o registro foi feito às 2h21. O fenômeno faz parte da chuva de meteoros "Alpha Capricornids".
"O meteoro entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 93,5 km e se extinguiu a uma altitude de 38,1 km sobre o oceano. Teve uma duração de 3,003 segundos e uma magnitude de -4,1", afirma Jung.
Conforme o professor, o fenômeno é considerado um fireball por ter magnitude superior a -4. O meteoro foi registrado sobre o oceano, a uma distância de 259,1 km da cidade de Taquara.
Jung acrescentou que 2020 já é o ano em que mais foram registrados meteoros de elevada magnitude, no Rio Grande do Sul, desde 2016.
![]() |
Observatório de Taquara registra queda de um meteoro de magnitude elevada — Foto: Divulgação/Observatório Heller&Jung |
G1 RS
0 comentários:
Postar um comentário