Notícia

Metsul explica o porque da umidade nas casas e quando isso acaba


Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura. Há dias chuvosos e muito úmidos com frio que não produzem estes incômodos, mas jornadas de sol como hoje acabam tendo este efeito nos ambientes.

Tudo passa pelo que se denomina de condensação. Ocorre quando o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperatura menor como paredes, azulejos, espelhos, janelas e roupas. Quer fazer uma experiência? Experimente chegar na frente do espelho e expirar com a boca. Vai ficar embaçado, não?

É o que normalmente ocorre no inverno quando a temperatura sobe muito após dias muito frios. Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos como paredes e pisos. Com a eleição da temperatura, o ar mais quente em contato com as superfícies resfriados se condensa.

Quando isso acaba?

À medida que a temperatura dos ambientes internos vão subindo, as superfícies também gradualmente vão ficando menos frias e isso diminuirá gradualmente a umidade condensada sobre paredes, pisos, etc.

Arejar a casa de forma a permitir que a temperatura interna suba mais rapidamente contribui para que as superfícies sequem mais rapidamente para alguns. Outros defendem que o melhor é deixar a casa fechada. Especialistas médicos, entretanto, recomendam como muito importante arejar a casa nestes tempos de pandemia.


Fonte: Metsul Meteorologia

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.