Notícia

Estado não terá protocolo sobre tratamento preventivo da Covid-19


Durante a live, na tarde desta quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou que não existe a indicação de tratamento de profilaxia, que é o preventivo, em relação à Covid-19. “As pessoas não devem tomar esses remédios para prevenir o coronavírus. Há, segundo entendimento de alguns médicos, a concepção de que nos primeiros dias de sintomas, o uso desses medicamentos pode ajudar na recuperação. Não é algo consensual na sociedade médica e nos profissionais de saúde, mas há grupos que defendem que seja algo que ajuda na recuperação da saúde dos pacientes”, enfatizou Leite. Ele destacou ainda que o governo do Estado “não proíbe e não é contra a utilização porque não cabe ao governo do Estado definir este uso ou não”. 

Leite detalhou ainda que os medicamentos que foram recebidos do Ministério da Saúde foram distribuídos aos hospitais e que novo lote que está sendo recebido será repassados aos municípios. “O governo do Estado não estabelece o protocolo para o uso desses medicamentos e também não estabelece o protocolo contrário", ressaltou.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota técnica sobre o tema. O documento de três páginas afirma que a SES “não adotará nenhum protocolo para o tratamento de Covid-19 até que evidências científicas sejam comprovadas, cabendo a decisão de uso de medicamentos aos profissionais médicos e seus pacientes”. 
Foto: Maicon Hinrichsen/ Palácio Piratini
Fonte: Correio do Povo 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.