Notícia

Cinco pessoas ficam feridas após explosão de lareira no norte do RS

Criança de 12 anos teve queimaduras em 70% do corpo e foi encaminhada em estado grave ao hospital

CBMRS / Divulgação
Cinco pessoas da mesma família ficaram feridas após a explosão de uma lareira em Lagoa Vermelha, no norte gaúcho. O acidente aconteceu por volta das 20h30min de sábado (4), quando quatro familiares estavam reunidos na garagem de casa e usavam o equipamento para se aquecer.

Conforme o sargento Getúlio da Silva Godinho, no momento em que a guarnição chegou ao local o fogo já estava controlado.

— Nos deparamos com os familiares queimados. Prestamos os primeiros socorros e pedimos apoio do Samu. Uma menina de 12 anos estava com queimaduras em 70% do corpo e foi transferida para o hospital de Passo Fundo — relata Godinho.


Na casa, estavam o pai, de 38 anos, a mãe, de 33, uma criança de sete anos e a menina, de 12. Depois da explosão, uma avó foi até a casa para tentar socorrer os netos e sofreu queimaduras nas mãos.

A enfermeira Pâmela Nunes do Amaral, chefe do turno da manhã neste domingo (5) no Hospital São Paulo, informou que o casal e um filho de sete anos estão em situação estável e, até o momento, não correm risco de vida. Eles estão internados no setor clínico. É avaliada a possibilidade de o menino ser transferido, mas seria apenas por precaução para observações, segundo a enfermeira. 

A filha de 12 anos foi transferida para Passo Fundo por estar em estado considerado mais grave. Ela teria sofrido queimaduras em 70% do corpo.  A avó recebeu atendimento e foi liberada.

O Corpo de Bombeiros ainda investiga as causas da explosão, mas há suspeita de que fosse um tipo de lareira artesanal. 

Conforme o tenente-coronel Alexandre Pires Bittencourt, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros do Estado — que abrange 132 municípios do Norte, incluindo, Lagoa Vermelha —, não são comuns acidentes com esse tipo de equipamento na região. 

— Nossa incidência maior ocorre em relação a chaminés entupidas. O pessoal usa bastante fogão a lenha e lareiras com chaminé, e o entupimento dessas saídas de fumaça podem ocasionar acidentes. Por isso, é importante o cuidado com limpeza rotineira. (...) É importante o uso conforme orientações do fabricante. Elas têm risco assim como tem risco o fogão a gás, caso tenha algum problema de instalação ou de uso inadequado


Fonte: GaúchaZH 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.