Notícia

Boletim informa sobre pacientes com coronavírus em Bossoroca


Ontem  (27/07/2020) foi confirmado através de teste rápido mais 05 casos positivos para Coronavírus, totalizando 10 casos no município de Bossoroca, sendo que 03 já estão curados, 02 casos que positivaram na semana passada estão assintomáticos e os 05 casos positivados ontem também encontram-se assintomáticos, isto é, no momento não apresentam sintomas.

De acordo com boletim epidemiológico atualizado às 15h desta terça-feira (28), os positivados ontem, trata-se de homem 23 anos e sua parceira de 18 anos, ambos sem comorbidades e seu irmão de 26 anos, também sem comorbidades, todos assintomáticos; e já encontram-se em isolamento juntamente com seus contatos domiciliares, e serão monitorados pelas equipes de saúde. Possivelmente contraíram o vírus com contato direto com pessoas que testaram positivo vindas de outro município e /ou durante aglomeração entre amigos no qual estas pessoas positivadas também se faziam presentes  (informações colhidas com os próprios pacientes).

Outro casal, um homem de 26 anos e sua parceira de 20, ambos sem comorbidades e assintomáticos, sendo que ela a cerca de uma semana atrás apresentou sintomas leves, e que também tiveram contato direto com pessoas que testaram positivo vindas de outro município (informações colhidas com os próprios pacientes), e  já encontram-se em isolamento juntamente com seus contatos domiciliares, sendo monitorados pelas equipes de saúde.

Foi realizado investigação epidemiológica com os contatos, tanto domiciliares quanto a suposta rede social destes pacientes, onde foram realizados em torno de 50 testes rápidos, sendo todos negativos até o momento.

Os outros 02 pacientes que testaram positivo na semana passada continuam em isolamento domiciliar e estão assintomáticos.

"Reafirmamos  nossa teoria de que o vírus circula pela cidade, sendo assim, redobrem os cuidados", diz a nota.

Os testes rápidos somente serão realizados em pessoas que realmente tiveram contato direto e prolongado sem as medidas de precaução com estes casos que testaram positivo, segundo protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, pedimos a colaboração de TODOS quanto à isso, pois contamos com quantidade reduzida de testes devido a testagem de ontem.

"Peço também que os pais que levarem seus bebês  para consultar que  evitem que as mesmas tenham contato ou se aproximem de outras pessoas, pois  muitas vezes, outras pessoas  num ato de carinho como um beijo ou pegar na mãozinha da criança, cometem um grave erro, pois se houver alguém contaminado, a criança poderá se contaminar ao levar a mãozinha a boca,  devido a sua fase oral", orienta o Coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Comassetto de Farias.

"Peço as pessoas que procurem atendimento médico ao sentir QUALQUER um dos sintomas compatíveis com Covid-19 (febre, tose seca, cansaço, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, diarreia, conjuntivite, perda de olfato e/ou paladar, dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito), mesmo aqueles considerados leves, pois quando se busca o atendimento numa fase inicial da doença, é possível evitar o agravamento. Esta nova diretriz busca evitar mortes e o agravamento da doença, que, consequentemente, compromete a estrutura de atendimento", comenta Rodrigo. 

"O tratamento precoce tem uma resposta mais assertiva, evitando piora, evitando necessidade de respiradores". Estamos preparados para receber os pacientes finaliza Coordenador de Vigilância em Saúde.

Com informações da Vigilância em Saúde de Bossoroca

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.