Notícia

Solidariedade: Dona Joana ganha casa nova em Palmeira das Missões

Rede do Bem da Brigada Militar com a comunidade, constroem casa para senhora de 82 anos. Ela morava sozinha em uma casa em péssimas condições

Foto: 39BPM
"Pensem numa pessoa faceira e otimista, essa é a dona Joana". A frase foi dita por um dos policiais militares do 39°Batalhão de Polícia Militar (39°BPM) que atendia uma ocorrência de roubo e sequestro quando se deparou com uma senhora de 82 anos, apoiada em um pedaço de madeira que usava como bengala, caminhando numa lavoura. Foi assim, que no dia 15 de junho que a ocorrência do bem começou.

Dona Joana mora sozinha há mais de 16 anos e sua residência fica distante sete quilômetros da cidade de Palmeira das Missões, e subia a pé do trecho da lavoura pois estava há dias sem comer e devido as chuvas não conseguia subir até a rodovia onde normalmente pede carona para poder ir até a cidade e fazer suas compras.
Casa em que dona Joana morava. Foto: 39BPM
A senhora relatou um pouco da sua histórias e os policiais militares se comoveram com o fato de mesmo com tantas dificuldades, dona Joana estampava um sorriso no rosto e se dizia uma pessoa feliz. A Tenente Luciani, Tenente Agnaldo, Soldado Nedel, Soldado Ribeiro e Soldado Simsen como no dia não podiam ainda mudar aquela realidade, deram uma carona para Dona Joana para ir buscar suas compras e a levaram até onde ela mora. Foi aí o choque de realidade. Dona Joana mora num casebre de madeira, cheio de furos no teto das várias tempestades dos últimos anos, não possui água encanada tampouco energia elétrica iniciaram uma rede do bem para conseguir arrecadar materiais para construir uma casa nova e conseguir mantimentos para auxiliar a idosa.

Comovidos com as condições da senhora e com o apoio da Tenente Luciani e Soldado Rocha, foi criado um grupo composto pelos cinco policiais e solicitado no grupo de Whatsapp do Batalhão e dos familiares auxílio para uma ação em prol da Dona Joana. Desta forma, as fotos e vídeos acabaram sendo propagados nas redes sociais onde começou uma enorme procura de pessoas do bem querendo colaborar, através do 190 e respectivos telefones particulares.
Foto: 39BPM
Assim sendo foi organizado uma lista de possíveis colaboradores e dividido as tarefas no grupo, a uns incumbiu a busca e contato com as pessoas disponíveis a doar e a outros a tarefa da construção da casa, orçamentos, solicitação de religação da energia elétrica dentre outras.

Dona Joana que vivia apenas com a companhia dos fiéis cachorros num casebre humilde, agora assistiu a comunidade de Palmeira das Missões e Brigada Militar a construir sua casa nova.

Desta forma formou-se uma rede de apoiadores a essa boa ação envolvendo os policiais e a comunidade de Palmeira das Missões e região. Foi necessário organizar e direcionar as doações que são feitas diretamente em forma de pagamento nos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridos os materiais necessários a obra. Até este momento foi arrecadado quase 100% dos recursos necessários à construção da casa que está sendo feita de acordo com as vontades da Dona Joana.

Grande parte dos 50 colaboradores não quer seu nome divulgado, auxiliaram por saber da seriedade da instituição e que o único objetivo desses policiais é fazer o bem.

Dona Joana que dormia muitas vezes molhada e com as cobertas úmidas por conta das goteiras da chuva agora está morando num local seguro e estruturado. A sua alimentação que era basicamente batata doce e mandioca agora será repleta dos mais diversos alimentos que tem recebido. Energia elétrica e água encanada já não são mais problemas. Problemas esses que a humilde senhora nem considerava: " eu adoro morar no mato, eu sou mateira.", informou.
Foto: 39BPM
Em relato emocionado o Soldado Nedel que participou da ação afirmou: " Eu juro pra vocês, eu já fui em vila muito pobre mas mesmo no estado deplorável que ela mora se mantém feliz da vida, falando em Deus e dizendo que tudo que ela pede Deus ajuda ela. Quem sabe foi Deus que nos colocou no caminho dela." concluiu.

Fonte: Comunicação Social/EMBM
Texto: soldado Adriély Escouto e 39°BPM

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.