Notícia

Santo Ângelo confirma o 4º caso de Coronavírus

LACEN notifica positivo para o coordenador regional de Saúde, Iuri Sommer Zabolotsky


Com o recebimento do exame por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN) na manhã desta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o quarto caso do novo Coronavírus em Santo Ângelo. O LACEN notificou como positivo o exame do coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Iuri Sommer Zabolotsky.

O coordenador regional de Saúde relatou que teve contato com o ex-secretário municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Osvaldir Ribeiro de Souza, o Vando, na noite da última terça-feira (28), e trabalhou normalmente no dia seguinte, sem nenhuma reunião fora da 12ª CRS. "Na coordenadoria, todos trabalham de máscaras e realizamos todos os cuidados com a higienização e, no momento que soube da internação do ex-secretário Vando, imediatamente aderi ao isolamento, justamente por ter existido o contato com ele. Não trabalhei mais e me mantive em casa quando apareceram os sintomas. Desde então estou fazendo tratamento com o infectologista Sergio Jaskulski, que tem me acompanhado, seguindo todos os protocolos. Fiz uma tomografia no domingo (03), o quadro não evoluiu para o pulmão e os sintomas são de uma gripe viral forte. No momento passo bem, em isolamento domiciliar desde a última quinta-feira", disse.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, quem teve contato com o coordenador regional de Saúde nos últimos dias deverá buscar o isolamento durante 14 dias, observando normas de proteção, evitando contato com as demais pessoas do grupo familiar, e caso apresente sintomas procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou qualquer unidade de saúde do município. "As pessoas que tiveram contato com o paciente deverão permanecer durante 14 dias em isolamento, sempre com o uso de máscaras, luvas e higienização das mãos e, em qualquer sintoma apresentado, como febre, tosse, coriza, dificuldade respiratória, dor de cabeça, entre outros, deverão procurar atendimento médico, urgentemente", disse.

Texto: Rodrigo Bergsleithner / Prefeitura de Santo Ângelo

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.