Notícia

Bossoroca tem 19 casos suspeitos de Coronavírus em monitoramento


A Secretaria Municipal de Saúde, informou no início da manhã desta quinta feira (26), que o município de Bossoroca conta com 19 casos suspeitos de Coronavírus.

Os pacientes estão em isolamento e sendo monitorados, pelas equipes de saúde e vigilância em saúde.

De acordo com a secretária de Saúde Valerie Ourique, nada que aponte a necessidade de coleta para exame, sendo que a coleta só é feita em casos graves a nível hospitalar.

Os 19 casos seguem medidas de isolamento domiciliar juntamente com o demais moradores do domicílio, sendo monitorados diariamente pelas equipes, sendo que todos estão obtendo melhora em seus quadros de saúde. Dentre os casos monitorados, estão pessoas sintomáticas e assintomáticas, as quais se encontram pessoas que tiveram contato com pessoas provenientes de outras cidades.

A secretária pede que a população que fique em casa, protegidos nesse período de quarentena, sendo fundamental para reduzir o nível de contágio do vírus.

Vídeo: Rodrigo Comassetto de Farias - Coordenador de vigilância em saúde, Enfermeiro responsável técnico pelo ESF 3



SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO INFORMA:
A declaração de situação de transmissão comunitária do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, anunciada nesta sexta-feira (20), trará uma mudança no monitoramento dos casos no Estado. A partir de agora, passarão a ser investigados laboratorialmente somente os casos graves que necessitem de internação hospitalar. As definições foram descritas em uma nota informativa disponível no site da Secretaria da Saúde, em saude.rs.gov.br/coronavirus.

Aos casos leves, sem necessidade de internação, chamados de síndromes gripais, a recomendação é o isolamento domiciliar do suspeito e pessoas que residem na mesma casa por 14 dias.

A medida foi adotada já que não é mais possível identificar a fonte de transmissão da doença, o que indica que o vírus já circula entre a população. Por isso, deixa-se de trabalhar com os critérios de viagem ao exterior que vinham sendo adotados até então.

O plano de contingência para a COVID-19 está em revisão final pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) para adequações em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, previstas para esta semana. As notificações feitas até agora por parte dos municípios e que já tiveram amostras encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) seguirão o processo de análise até serem concluídas.

Blog Missioneiro

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.