Notícia

RS tem dois casos suspeitos de coronavírus em Gravataí e Novo Hamburgo

Homem, de 54 anos, é morador de Hong Kong e, mulher, de 27 anos, viajou para a China.


A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou dois casos suspeitos de coronavírus no estado nesta quinta-feira (30). Os pacientes são de Novo Hamburgo e Gravataí. No Brasil, são nove suspeitas em investigação, conforme o Ministério da Saúde.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Outras quatro suspeitas do Rio Grande do Sul já foram descartadas. Duas eram em São Leopoldo e duas em Dois Irmãos. Um dos casos de São Leopoldo teve diagnóstico de H1N1.

Em Novo Hamburgo, o paciente é um homem de 54 anos, morador de Hong Kong, que está visitando a cidade e apresentou os sintomas. O caso de Gravataí é de uma mulher de 27 anos que visitou a China.

O diagnóstico de Novo Hamburgo chegou a ser excluído inicialmente de acordo com a Secretaria de Saúde, mas demonstrou evolução clínica que apontou a suspeita da doença, e voltou a ser contabilizado oficialmente.

Ambos tiveram febre junto a um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade de respirar). Os dois estão em isolamento domiciliar.

Os casos suspeitos já estão em análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Amostras de secreção respiratória dos pacientes também foram encaminhadas para o laboratório de referência para análise do coronavírus, a Fiocruz no Rio de Janeiro.

É considerado suspeito pelo Ministério da Saúde a pessoa que nos últimos 14 dias tenha viajado para a China e que venha a apresentar febre acompanhada de algum sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) ou aquela pessoa que tenha tido contato com um caso suspeito e também tenha apresentado esse quadro clínico.




Fonte: G1 RS

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.