Saúde

Atenção Bossoroca: De 7 a 25 de outubro, vacine-se contra o sarampo


A Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca informa: De 7 a 25 de outubro de 2019 vacine-se contra o sarampo. Procure sua unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação e cartão do SUS.

"Dia D" 19/10/2019 (SÁBADO) o ESF 3 estará aberto das 8 horas às 17 horas sem fechar ao meio dia.

PÚBLICO ALVO:
Crianças de 6 meses à menores de 5 anos que não possuem nenhuma dose da vacina tríplice viral.

O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Quais são os sintomas do sarampo?

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. 

Com informações do Ministério da Saúde

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.