Previsão

Depois do frio, semana terá "montanha-russa" na temperatura


Nesta semana, os gaúchos que experimentaram um frio gélido nos últimos dias, chuva congelada em 22 cidades e neve em São José dos Ausentes e São Marcos, agora terão de encarar uma das semanas com maior variação de temperatura do ano.

Os próximos dias devem combinar mínimas ainda reduzidas, pela manhã e à noite, com máximas à tarde que prometem lembrar o clima de verão. Na quarta-feira (7), a amplitude térmica pode superar os 20 graus no Estado — com os termômetros variando de 8ºC a 30ºC em diferentes regiões.

A montanha-russa dos termômetros começará a ganhar embalo já nesta segunda-feira (5) graças a um sistema de alta pressão atmosférica. Como esse sistema inibe a formação de nuvens, o sol deverá esquentar os gaúchos ao longo do dia. Assim que começa a escurecer, a temperatura volta a cair — mas para patamares bem mais amenos do que o da última onda de frio.

— As temperaturas mínimas vão continuar baixas, embora não tanto quanto nos últimos dias. E as máximas deverão aumentar bastante em razão do tempo firme. Em razão disso, a amplitude térmica será muito grande — avisa a meteorologista da Somar Andressa Lorena.

Na segunda-feira, as máximas ficam ao redor dos 20ºC em boa parte do Estado, inclusive em nossa região. O frio segue perdendo força até a quarta, quando, em praticamente todo o Rio Grande do Sul, as máximas chegam a pelo menos 25ºC — alcançando os 30ºC na região. Depois disso, uma nova frente fria promete trazer mais uma onda de chuva e ar polar aos gaúchos.

— Pelo que estamos observando, o deslocamento dessa nova frente fria deverá ocorrer mais pelo Oceano, trazendo menos chuva. O frio também deve ser menos rigoroso. É possível que não tenhamos outra massa de ar polar tão intensa quanto a dos últimos dias nesse inverno — analisa a meteorologista.

Fonte: Gaúcha ZH 

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.