Rural

Divulgado os índices oficiais de vacinação da febre aftosa em Santiago e região

Foto: Ieda Beltrão

Passado o período de digitalização dos dados, a Inspetoria Veterinária de Santiago divulgou nesta segunda (15)  na Rádio Santiago, o resultado da campanha de vacinação da febre aftosa, referente a etapa maio 2019.

Conforme levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a etapa no RS envolveu 208.875 propriedades rurais, com 12 milhões 600 mil bovinos e bubalinos.

Destes foram vacinados no estado 12 milhões e 500 mil animais, correspondendo a 99% do rebanho, com 279 mil 879 estabelecimentos que representam 96,89% das propriedades do Estado.

De acordo com a médica veterinária da Inspetoria Veterinária de Santiago, Renata Antocheves Stakowski, o índice vacinal aqui foi de 99,44%, correspondendo a 97,26% das propriedades do município.

Santiago possui o maior rebanho bovino da 17ª Supervisão Regional, com 207.602 animais, distribuídos em mais de 2 mil propriedades.

Em Unistalda, a vacinação contra a febre aftosa alcançou 99,55%, correspondendo a 98,14% das propriedades e em Capão do Cipó, 99,62%, correspondendo a 99, 29% propriedades.

Renata lembra que os índices alcançados superaram a meta estabelecida pelo Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa no RS, que era de 90%. 

Concluída esta etapa, a Inspetoria continuará com as atividades corretivas, quanto aos inadimplentes, os quais terão suas propriedades interditadas para o trânsito dos bovinos, além das sanções previstas em legislação.

A boa noticia é de que na primeira quinzena de setembro o Sistema Agropecuário do RS será auditado para verificar se o estado tem, ou não, condições de obter o status de livre da febre aftosa, sem vacinação. A partir daí o Ministério da Agricultura e Pecuária MAPA, terá 45 dias para emitir seu relatório.

Fonte: Rádio Santiago

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.