Notícia

Morre o poeta Oracy Dornelles em Santiago

Oracy Dornelles. Foto: Divulgação / Casa dos Poetas

Santiago perde o escritor, escultor, caricaturista e micropintor Oracy Dornelles, uma das figuras mais significativas da cultura literária, o poeta da métrica perfeita, um gênio como muitos diziam.


Oracy faleceu aos 89 anos, sua saúde já estava fragilizada, e nos últimos anos vivia mais recluso em sua casa sob os cuidados de familiares.

Oracy Dornelles escreveu treze livros, seu último foi " poesia y chronica ". E em junho de 2003 foi lançado o livro  " O que importa em Oracy " escrito por Fátima Friedriczwsk, Julio César Prates e Froilan Oliveira uma espécie de documentário sobre sua vida.

O escritor também ficou conhecido por suas inúmeras esculturas gigantes espalhadas pela cidade e Uri Santiago, e nacionalmente como micropintor. e amestrador de pulgas.  Sim, ele pintou em grãos de soja, cabeça de alfinete, fio de cabelo,  inclusive um circo de pulgas.  Com o circo de pulgas amestradas se apresentou no programa de Jô Soares.

Oracy Dornelles amava cães, música, galáxias, a natureza. Exótico como muitos diziam, ele era um homem "difícil", por vezes amargo, doce, bem humorado (adorava piadas) e mau humorado (tanto que não media palavras nesses momentos). Oracy se tornou uma lenda, e lendas deixam legados que já jamais poderão ser esquecidos. 

O presidente da Casa do Poeta Caio Fernando Abreu - Ronaldo Prestes, disse: "a Casa do Poeta de Santiago comunica o falecimento do poeta Oracy Dornelles, patrono de honra da entidade". 

 O velório de Oracy está ocorrendo no Salão de Atos da URI, com previsão de sepultamento às 17h30min.


Fonte: Rádio Santiago

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.