Polícia

Diversos casos de tentativas de golpes via whatsapp são registrados na Polícia Civil de Santiago


Nos últimos dias várias pessoas têm procurado a Polícia Civil para comunicar a prática de crimes virtuais através do whatsapp. Nessa terça-feira (14) três tentativas de golpe usando o referido aplicativo foram registrados em Santiago.

Em todos os casos o número da vítima é clonado e o aplicativo de troca de mensagens é aberto em outro celular ficando indisponível no chip original. Posteriormente, os golpistas entram em contato com amigos das vítimas e pedem dinheiro emprestado, inclusive passando números de contas bancárias para depósito.

A Polícia Civil orienta as pessoas que forem vítimas desse tipo de golpe, que devem registrar ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (antigo Fórum), levando impressos os "prints" das conversas dos golpistas com seus amigos. Após o registro policial, com a ocorrência, a vítima vai até à loja da sua operadora de telefonia e bloqueia o número. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil na tentativa de identificar os autores.

Destacando uma dessas ocorrências o gerente da Nicola Veículos de Santiago registrou que na última terça (14) um cliente estava em tratativa de compra de um veículo com um suposto vendedor da cidade de Pelotas. Ocorre que antes da concretização do negócio foi informado ao cliente que o carro havia se envolvido num acidente e que a seguradora iria pagar um veículo novo. Nessas condições o cliente foi até a loja do comunicante e fez a encomenda de uma camioneta, cujo valor seria pago pela seguradora. Posteriormente, o cliente recebeu por whatsapp clonado como se fosse o vendedor da Nicola e uma nota fiscal semelhante as emitidas pela empresa. Com a entrega da nota o golpista solicitava um depósito do valor do carro, o que não foi feito em virtude do cliente ter ligado para o comunicante sendo informado que a Nicola Veículo ainda não havia faturado o automóvel, portanto não havia nenhuma nota emitida, constatando-se tratar de uma tentativa de golpe.

Fonte: Rádio Santiago

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.