Saúde

Realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde em Santiago

Foto e texto: Site da Prefeitura de Santiago

Esta sexta-feira (05), foi marcado pela  7ª Conferência Municipal de Saúde em Santiago, que aconteceu no Salão Paroquial com um grande público. O tema foi “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. 

Estavam presentes o prefeito Tiago Gorski Lacerda, a secretária de saúde, Gisélle Kolinski Ribeiro, o presidente da Câmara, Tadeu Machado, além de representantes sindicais e instituições. Houve palestras com Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, que falou o sobre “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e Raíssa Barbieri, coordenadora Estadual de Atenção Básica, que debateu sobre "Financiamento adequado e suficiente para o SUS". O objetivo da conferência foi de reorganizar o modelo de atenção à saúde através de discussão dos problemas de saúde do município e propor diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.

O evento seguiu na parte da tarde com a formação dos grupos para a construção, análise e sínteses dos problemas levantados e formulação de propostas. Houve ainda inscrições para a eleição dos delegados da saúde em Santiago e plenária com aprovação de propostas. Por fim, a eleição dos delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RS.

Na Lei nº 8142 de 28 de dezembro de 1990 estão previstas Conferências de Saúde, a cada quatro anos, e Etapas Municipais da Conferência Nacional, que devem acontecer, obrigatoriamente, no terceiro ano do governo municipal.

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.