Notícia

O que você precisa saber para ficar bem informado hoje


9 de abril, terça-feira
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Temporal mata três pessoas no Rio de Janeiro
Foto: Redes Sociais

O temporal que atingiu o Rio na noite de ontem deixou três mortos, Guilherme N. Fontes, 30 anos, na Gávea; Doralice do Nascimento, 55 anos, no Leme; e; Gerlaine do Nascimento, 53 anos, no Leme. No início da madrugada, um deslizamento de terra atingiu o Morro da Babilônia, no Leme, matando duas irmãs, que eram vizinhas.


Há previsão de mais chuva forte hoje. Só em um bairro, choveu em 4 horas o esperado para todo o mês. 39 sirenes foram acionadas em ao menos 20 comunidades. Uma pessoa está desaparecido no Leme. A prefeitura do RJ, determinou o cancelamento das aulas nas escolas municipais. Até o início da madrugada, não havia informação sobre o ensino estadual. Escolas particulares e universidades, como a PUC-Rio, também divulgaram que não terão aulas. (G1)


Deputados gaúchos são contra a Reforma da Previdência
A Reforma da Previdência voltará ao debate hoje ao Congresso Nacional, quando o deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentar seu parecer sobre o projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Parlamentar da base de apoio do governo federal, o relator pode propor a retirada de algum ponto da Reforma alegando sua inconstitucionalidade, mas não adiantou se o fará ou não.

Alguns juristas que estiveram na CCJ na semana passada alertaram os congressistas para problemas no texto do projeto. O principal deles é a desconstitucionalização, que faz com que alguns dos parâmetros para os cálculos para obter a aposentadoria fiquem de fora da Constituição e apenas alguns princípios gerais permaneçam no texto constitucional.

Na semana passada, após o ministro da Economia Paulo Guedes bater boca com membros da Comissão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a admitir que a Reforma poderá sair mais enxuta, com a retirada de pontos polêmicos como a proposta de capitalização da Previdência, de forma a facilitar sua aprovação.

Uma das maiores resistências dentro do Congresso ao texto vem justamente da bancada do Rio Grande do Sul. De acordo com os números de ontem do Termômetro da Previdência, divulgado pelo Valor Econômico, apenas seis deputados do RS declararam apoio à Reforma. Outros cinco são favoráveis apenas parcialmente ao projeto e nove deputados aparecem listados como indecisos. Os demais 11 deputados votarão contra. Apenas outras quatro bancadas (Ceará, Bahia, Pernambuco e Piauí) registraram uma rejeição maior

Para entender a Reforma:  a matéria tem grande impacto social, e sempre é bom lembrar os principais pontos. A Câmara fez uma apresentação simplificada que explica o projeto em 12 slides.


IPTU 2019 com desconto no pagamento em cota única até sexta-feira
Larissa Dorneles 

São Luiz Gonzaga - Os contribuintes têm até sexta-feira, 12 abril, para aproveitar os descontos proporcionados no pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019.  

Aos contribuintes sem dívida com o município – ou com parcelamentos em dia – e que realizarem o pagamento em cota única até 12 de abril, o desconto será de 20%. Já os contribuintes em dívida com a municipalidade e parcelamentos em atraso, mas que efetuarem o pagamento em parcela única até sexta-feira, o desconto será de 10%.

Os contribuintes também podem optar pelo parcelamento do IPTU em até nove vezes, com o vencimento da primeira parcela para o dia 12 de abril. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 50,00, com o vencimento (de maio a dezembro de 2019) para o dia 13 de cada mês. Caso a data coincida com um sábado, domingo ou feriado, o vencimento é prorrogado para o primeiro dia útil seguinte ao prazo.
SITE

A Administração Municipal também disponibiliza aos contribuintes a opção de emitir os boletos do IPTU de forma online. A impressão ocorre por meio do “Portal do Cidadão” no site da prefeitura (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br), no menu de acesso rápido. Para mais informações, é possível entrar em contato com o Setor de Cadastro pelo telefone (55) 3352-9300.  (Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Novo Ministro na Educação 

Abraham Weintraub é o novo ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro. Ele foi anunciado ontem após a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez. Weintraub toma posse nesta terça-feira. Ele era secretário-executivo da Casa Civil, cargo considerado o "número 2" da pasta de Onyx Lorenzoni.

(Foto: Casa Civil)



The Voice Kids
A gauchinha de Sapiranga, Luiza Barbosa (12 anos) está na final do The Voice Kids. Ela teve 92,14% dos votos, somando a preferência do público e os 20 pontos que recebeu da técnica Claudia Leitte, que a escolheu como a melhor entre os três kids do time que foram para a semifinal. Na grande final, caberá apenas ao público decidir o campeão.

Esportes

Com D'Alessandro e Pottker à disposição, o Inter enfrenta o Palestino hoje à noite, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Uma vitória praticamente classifica os colorados. No lado do Grêmio, o foco é no jogo a jogo para encarar a sequência de decisões que o time enfrenta a partir de quarta-feira. A começar pela obrigação de vencer na própria Libertadores.   

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.