Saúde

Relatório aponta alto risco de epidemia de dengue, zika, chikungunya e febre amarela em Bossoroca

Foto: Ilustração / Internet

Por: Blog Missioneiro
O município de Bossoroca, região das Missões, divulgou dados feito através de levantamentos realizados do Aedes aegypti (LIRAa), durante os dias 18 a 22 de fevereiro de 2019. Os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde realizaram 239 visitas domiciliares com o objetivo de detectar e eliminar focos do mosquito e realizar o Levantamento de infestação.

Durante a ação foi coletado um total de 15 amostras que foram enviadas para análise laboratorial. Em 13 destas amostras foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti. O resultado do levantamento confere ao município o índice 5,4 %, classificando Bossoroca como "alto risco para surto epidemiológico de dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela doenças que o aedes é o vetor".

O Ministério da Saúde preconiza os seguintes índices de infestação predial:
- Menor que 1%, sem risco de epidemia;
- Entre 1% e 3%, risco de epidemia;
- Acima de 3%, alto risco de epidemia.

Em nota a prefeitura municipal solicita em caráter de urgência que os moradores intensifiquem os trabalhos de limpeza de limpeza de casas, pátios e terrenos baldios no sentido de eliminar locais onde a água possa se acumular e que seja evitado o armazenamento de água da chuva em locais sem tampa. (Leia aqui, publicação no site da prefeitura).

A prevenção é a melhor forma de evitar a Dengue, Chikungunya e a Zika, e a TAREFA e RESPONSABILIDADE É DE TODOS. 


Com informações da prefeitura municipal de Bossoroca

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.