Notícia

Tentativas de suicídio continuam preocupando em Santiago

"Felizmente os 18 atendidos neste ano foram salvos", afirmou a diretora técnica do Hospital de Caridade de Santiago


De janeiro até o início de fevereiro deste ano, 18 pessoas, com idade entre 16 e 60 anos, deram entrada no Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Santiago (HCS), por tentativa de suicídio. A maior preocupação é a falta de leito na psiquiatria.A diretora técnica do HCS, Sonia Nicola demonstrou-se apreensiva com a situação, principalmente após a alta do hospital.

Ela revelou que não se trata de nenhum exagero e que a família precisa ficar atenta ao sofrimento de seus entes que resulta em depressão e tentativa contra a vida.

A médica chamou atenção dos que estão em tratamento para a forma correta de tomar a medicação e que a família fique atenta a qualquer modificação comportamental, em especial do jovem.Quanto ao idoso, é importante manter a boa relação, evitando com isso o isolamento.

A diretora técnica do HCS voltou a chamar atenção para o crescente número de pessoas que tentam se suicidar, tomando por base o atendimento de emergência feito no hospital de caridade. Em determinados casos fica difícil a recuperação e a pessoa acaba morrendo. Felizmente os 18 atendidos neste ano foram salvos.

Estudos descrevem quatro sinais característicos de quem pensa em suicídio, são os 4D: Depressão, Desamparo, Desesperança e Desespero.

Podem ser expressos por atitudes, falas ou mudanças bruscas de comportamento. Caso note alguém com estes sentimentos, não o ignore: converse, se aproxime, ouça sem julgar. Oriente a pessoa a pedir ajuda profissional, e se ela se recusar, considere alertar um parente próximo ou alguém de sua confiança.

Fonte: Rádio Santiago

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.